slider

I Encontro Farmale: Uma conversa sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais com a Dra Giovana Zibetti
Keep fighting!
III Encontro Farmale: Ostomia e Doenças Inflamatórias Intestinais
I will beat IBD
Ali Jawad, paratleta do halterofilismo com doença de Crohn: Você é uma inspiração para todos nós!
II Encontro Farmale - Diagnóstico das Doenças Inflamatórias Intestinais: Investigação Endoscópica Palestrante: Dr Flavio Abby
Compartilhe conosco sua história

Armazenamento de Medicamentos Biológicos em Casa


O armazenamento de medicamentos em casa é o tipo de dúvida que sempre vejo por aí, mas hoje eu recebi essa dúvida direto de uma amiga, a Bianca Elisa. Sua dúvida era especificamente sobre como armazenar o medicamento na geladeira. 

Você também tem uma dúvida? Envie para farmaleachou@gmail.com ou escreva nos comentários.

Medicamentos biológicos fazem parte das opções de tratamento das Doenças Inflamatórias Intestinais e estes medicamentos necessitam de refrigeração para que não percam as suas propriedades. Sendo assim, hoje vou escrever somente sobre o armazenamento dos biológicos e em outro texto sobre outros medicamentos.

Medicamentos que necessitam de refrigeração, são chamados de medicamentos termolábeis e os biológicos se enquadram aqui.

Os medicamentos biológicos devem ser armazenados e transportados refrigerados com temperatura entre 2°C e 8°C. A única forma de medir essa temperatura é utilizando um termômetro, existem dois tipos de termômetros, que podem ser utilizados no transporte e na geladeira.

Devem ser transportados em caixa de isopor ou bolsa térmica com Gelo Químico (reutilizável). O transporte na caixa de isopor deve acontecer com a caixa devidamente tampada.




Dica: Fechar a caixa de isopor com uma fita adesiva para melhor vedação e manutenção da temperatura.

Use o Gelo reutilizável – Mantendo a temperatura no transporte

Diponíveis para venda:

  • Gelo reutilizável rígido – gelox: geralmente uma caixinha de plástico, com gel em seu interior, fechado com uma tampa de rosca ou pressão.
  • Bolsa térmica de gelo em gel – bolsa termogel: uma bolsa flexível de gelo em forma de Gel.
Todos são também conhecidos como gelo químico. 

Os gelos reutilizáveis devem ser deixados no congelador até solidificar pelo período mínimo de 8 horas. A duração do gelo reutilizável dentro da bolsa ou caixa de isopor é de 2 horas.


Quando for retirar seu medicamento na farmácia de alto custo é recomendável solicitar que o seu gelo reutilizável seja mantido na geladeira enquanto aguarda a entrega do seu medicamento. 

O gelo reutilizável deve ser colocado dentro da bolsa térmica ou da caixa de gelo no fundo da caixa ou bolsa e nas laterais caso sejam bolsa ou caixa grande.

Importante evitar o contato direto do gelo reutilizável com a caixa da medicação, para isso, coloque a medicação ou o gelo dentro de sacos para congelar tipo sacos zips.

Em hipótese alguma utilize gelo seco para transportar o seu medicamento, pois, o gelo seco pode congelar o medicamento.

Armazenando o medicamento biológico na geladeira doméstica:

  • O medicamento deve ser retirado da caixa de isopor ou bolsa térmica e mantido na caixa do fabricante;
  • Depois deve ser armazenado na geladeira, na prateleira do meio, separado dos alimentos e bebidas;
  • Não coloque o seu medicamento na porta da geladeira, no congelador ou na gaveta de legumes e de alimentos frescos.
Faltou luz! E agora?

O que fazer na falta de energia elétrica:

Na ocorrência de falta de energia, o medicamento deve ser armazenado na caixa de isopor ou na bolsa térmica, devidamente preenchidos com gelo reutilizável. 

Nunca coloque o seu medicamento no congelador! 


Dica: Como precaução mantenha barras de gelo reutilizável no congelador, faltando energia você terá como manter refrigerado o seu medicamento.

Viagens e medicamentos biológicos e injetáveis:

As companhias aéreas devem ser comunicadas sobre a necessidade de transportar medicamento biológicos e autoaplicáveis (medicamentos biológicos subcutâneos).

  • Leve sempre a receita médica;
  • Transporte os medicamentos segundo as orientações de transporte;
  • No caso de voos longos,  solicite  o condicionamento do medicamento na geladeira do avião, segundo as orientações de armazenamento;
  • Se a viagem for de ônibus ou carro, providencie uma quantidade extra de gelo reutilizável, para veículos existem algumas opções de geladeiras portáteis.
Fornecimento de bolsa térmica e gelo reutilizável:

Se você é usuário de medicamento biológico, observe que na caixa de seu medicamento tem o telefone da Central de Atendimento do Fabricante, essas centrais são chamadas de programas de relacionamento com o cliente, esses programas têm orientações sobre o medicamento e alguns fornecem bolsa térmica com gelo reutilizável, entre em contato e se informe.

No que diz respeito à armazenagem na sua casa, para qualquer medicamento, é importante que as pessoas tenham acesso as instruções dos fabricantes de como armazenar. Normalmente estas informações estão expressas nas bulas ou nas caixas. 

Leia a bula, consulte o Farmacêutico ou o seu Médico e busque informações no Central de Atendimento do Fabricante do fabricante do medicamento.  

2 comentários:

Ismenia Elias de Morais disse...

Dá minha casa até o hospital,leva duas horas e meia, preciso colocar o gelo reutilizave, mesmo assim?

Alessandra de Souza disse...

Sim Ismenia Elias, precisa. São medicamentos muito sensíveis à mudança de temperatura. Caso não tenha gelo reutilizável, pode colocar o gelo comum em um saco plástico e a embalagem do medicamento em saco plástico também, para que a água do gelo não estrague a embalagem. Qualquer dúvida pergunte mesmo, é muito importante sabermos também como transportar nossas medicações para que tudo dê certo no tratamento. Um abraço!