slider

I Encontro Farmale: Uma conversa sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais com a Dra Giovana Zibetti
Keep fighting!
III Encontro Farmale: Ostomia e Doenças Inflamatórias Intestinais
I will beat IBD
Ali Jawad, paratleta do halterofilismo com doença de Crohn: Você é uma inspiração para todos nós!
II Encontro Farmale - Diagnóstico das Doenças Inflamatórias Intestinais: Investigação Endoscópica Palestrante: Dr Flavio Abby
Compartilhe conosco sua história

Sobre o III Encontro Farmale

Foi o último de 2016 e sempre muito gratificante e ainda recebi o apoio de mais uma grande empresa de saúde, a ConvaTec.


Dia 16 de novembro é o Dia Nacional dos Ostomizados e foi inspirada nessa data que escolhi o tema do III Encontro Farmale: Ostomia e Doenças Inflamatórias Intestinais.

O assunto ostomia para os pacientes com doença inflamatória intestinal pode causar medo, mas acredito que estar informado sobre as possibilidades de tratamento é muito válido para superar esse medo e até mesmo trabalhar o preconceito. Repito aqui parte de um texto que escrevi no blog:
“Não é um fato que todo paciente com DII será ostomizado ou desenvolverá um câncer e como o meu trabalho é conscientizar, tenho o dever de compartilhar todas as informações sobre DII, as boas e as más.  Estamos falando de doença crônica e inflamatória e para quem não sabe, processos inflamatórios crônicos aumentam o risco de desenvolver algum tipo de câncer.  As intervenções cirúrgicas que resultam em ostomias intestinais  assustam muito os pacientes com doenças inflamatórias intestinais (DII), o que por si justificaria o tema em foco no meu blog.”
Não quero que você encare a sua doença de maneira negativa, pelo contrário, quero que você tenha armas para lutar pela sua qualidade de vida e as armas mais importantes fazem parte do conhecimento que você tem da sua condição como paciente com uma doença que não tem cura. 


Existe tratamento e com este a possibilidade de remissão, ou seja, um estado em que você se encontra sem sintomas, com bons resultados nos exames de sangue e imagem, mas seguindo o tratamento prescrito pelo seu médico, pois a doença estará aí no corpo, mesmo que sossegada. Eu estou assim, desde 2013, após passar por um susto e ter parte do meu intestino retirada.

O III Encontro Farmale foi, então, sobre ostomia e minha preocupação para que fosse útil aos ostomizados e aqueles que buscam mais informações sobre o assunto, eu precisava de um palestrante com experiência na área, fui buscar, pesquisar e achei! Uma Enfermeira super competente e cheia de vontade de somar e empoderar! A Catarina Guedes fez uma palestra que acariciou a autoestima. Ela é supervisora do programa Convoce da empresa ConvaTec nos estados do RJ, Minas e Centro Oeste.

Como o mês de novembro tem a data do Dia Nacional dos Ostomizados, eu queria um Encontro Farmale com mais convidados relacionados com o tema e então veio a ideia de convidar o André Estrela do Ostomia em Foco e foi muito positiva a presença dele. Levou uma camiseta que foi entregue à uma amiga muito querida que a doença me presenteou, a Leila. O André contou sobre a sua vivência com a doença de Crohn e a ostomia, deixando uma mensagem muito importante para todos, que o importante é sabermos levar a vida sem complicar mais do que já está.

Outro grande amigo que a doença me deu, o Celso ganhou o livro Registros de Uma Crohnista e foi muito merecido, pois sempre está disposto a ajudar e participar dos Encontros Farmale. O livro foi doado pela Alessandra Castro, autora do livro que sempre contribui com boas dicas e informações para a coluna Ostomia do meu blog.

Não tem agradecimento suficiente pelo apoio e confiança que recebo do CIT-RIO para a realização dos Encontros Farmale com total liberdade na escolha dos temas e palestrantes. Ao Dr Marcelo Caldeira pelos conselhos sensacionais, aprendo muito em cada conversa, sou muito grata por tudo Dr Marcelo! 

Foi um Encontro Farmale com poucos presentes, mas foi cheio de emoção, feito com muita dedicação e preocupação em levar informação segura e útil para todos que acompanham meu trabalho de empoderamento de pacientes.

Demorei para escrever sobre esse encontro, porque final de ano fica tudo muito corrido por aqui, mas sempre é tempo de agradecer por todo carinho e apoio que recebo, por cada paciente que me diz estar melhor com alguma informação que compartilhei, esse é o grande objetivo, melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Vamos aos registros!

André Estrela e Leila Martins 

Eu e Celso Trindade

Catarina Guedes, Eu e André Estrela

III Encontro Farmale

A querida Damaris sempre muito atuante na conscientização sobre DII e ostomia

3 comentários:

Recomeçar/RJ disse...

Já tem data do próximo?

RecomeçAR RJ disse...

quando será o próximo encontro?

Alessandra de Souza disse...

Ainda não tenho data para os próximos. Assim que tiver aviso e obrigada pelo interesse!