Juntos para aprimorar o conhecimento!

Nos dias 3 e 4 e agosto estive presente no 3rd RAPID e 2nd PRECISE Meeting, evento de cunho educacional organizado pela UCB Biopharma no Rio de Janeiro, com o tema “Juntos para aprimorar o conhecimento!”.

Fui convidada para falar sobre a visão do paciente na abertura do evento intitulada “Com Licença Doutor – Com a Palavra o Paciente”. Um oportunidade única de compartilhar um pouco da minha vivência com a doença de Crohn e a espondiloartrite associada. Iniciativas como essa de dar voz ao paciente, possibilitam que médicos e a indústria tenham uma visão global e humanizada do paciente.

O tema da minha palestra foi “Eu Ainda Tenho Medos”, pois mesmo com todo conhecimento e empoderamento que tenho sobre as doenças inflamatórias intestinais, eu ainda tenho medos, porque para nós pacientes, as doenças crônicas são uma caixa de surpresas desagradáveis.

Na recepção do evento a UCB Biopharma realizou uma exposição de trabalhos do grupo Crohnistas da Alegria, o que impactou todos os presentes de maneira muito positiva. Compartilho com vocês um pequeno registro que fiz:

Ouvir a voz do paciente é ter uma postura acolhedora e para isso, a empatia precisa estar presente nesse contato entre o profissional de saúde e o seu paciente. A empatia não é matéria na faculdade, mas quem ama o que faz certamente desenvolverá na construção da sua careira. Empresas que proporcionam eventos de cunho educacional com a presença da voz do paciente, estão contribuindo para a formação de profissionais sensíveis ao ser humano que tem a sua vida modificada pela doença.

Alguns registros pessoais:

Dra Marta Brenner Machado

Dra Arcangela Valle e Alessandra de Souza

Dra Arcangela Valle e Alessandra de Souza

Dra Marta Brenner Machado

Dra Cyrla Zaltman

Alessandra de Souza e Dra Marta Brenner Machado

Dra Andrea Vieira

  

Visite aqui a página no Facebook, o Instagram Farmale e o Canal Farmale!
Não esqueça de curtir a página para saber de todas as atualizações do blog!
Compartilhe essa informação com alguém que possa estar precisando dela!
O Farmale é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.
O Farmale é o blog oficial da ALEMDII – Associação do Leste Mineiro de Doenças Inflamatórias Intestinais

 

 

 

Siga nas redes sociais: