Campanha Setembro Verde da
Federação Brasileira de Gastroenterologia é um alerta a população para a prevenção do #CâncerColorretal.

Um estudo apresentado na última Digestive Disease Week (#DDW) pela American Câncer Society (ACS), para mais de 14 mil especialistas de diversos locais do mundo, passou a recomendar que adultos a partir dos 45 anos sejam submetidos a exames regulares de rastreio do câncer colorretal. A nova diretriz antecipa em cinco anos a orientação anterior, de que a busca ativa por lesões tivesse início aos 50 anos, quando não há histórico familiar. Nos casos em que parentes do paciente tenham sido diagnosticados com a doença,o rastreio deve começar mais cedo, 10 anos antes da idade em que o familiar foi identificado com o tumor.

A antecipação foi defendida na DDW, entre 2 e 5 de junho, em Washington DC (EUA), após um levantamento apontar que a incidência da doença em pessoas com menos de 55 anos aumentou consideravelmente nas últimas três décadas, elevando-se de 11,6% nos anos de 1989 e 1990 para 16,6% entre 2012 e 2013 para tumores no cólon; e de 14,6% para 29,2% no mesmo período para a presença de lesões malignas no reto. O estudo concluiu que as pessoas nascidas a partir de 1990 terão risco dobrado para o câncer de cólon e quadruplicado para a manifestação da doença no reto, na comparação com as pessoas nascidas em 1950.

A FBG está distribuindo o folder para conscientizar sobre a doença e como se prevenir. Link: https://bit.ly/2x8E4tS

A Campanha conta com a participação de todas as Federadas regionais, que realizarão ações sociais em várias cidades brasileiras.

Fonte: www.fbg.org.br/Publicacoes/noticia/detalhe/1200

Visite aqui a página no Facebook, o Instagram Farmale e o Canal Farmale!
Não esqueça de curtir a página para saber de todas as atualizações do blog!
Compartilhe essa informação com alguém que possa estar precisando dela!
O Farmale é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento.
O Farmale é o blog oficial da ALEMDII – Associação do Leste Mineiro de Doenças Inflamatórias Intestinais
Siga nas redes sociais: