Aquele Bom Dia com informação segura e de qualidade para vocês:

Passando por aqui com esse resumo muito bem elaborado pela Nutricionista Cristina Diestel.

⚠️⚠️⚠️@cristinadiestel – As principais doenças inflamatórias intestinais são a Doença de Crohn (DC) e a Retocolite Ulcerativa Inespecífica (RCUI).

Essas doenças possuem etiologia desconhecida, porém, estão diretamente relacionadas a alguns fatores importantes como: alteração da microbiota intestinal, aumento da permeabilidade intestinal, alteração da resposta imunológica (com aumento da resposta imune adaptativa, linfócitos Th1 e síntese de citocinas pró-inflamatórias) e fatores genéticos e ambientais. Os sintomas mais comuns das DIIs são: diarreia, dor abdominal, perda de peso, hipoalbuminemia, anemia, sangramento, náusea/vômitos, febre, entre outros.

Essas doenças tem algumas características semelhantes e algumas diferenças que são muito importantes quando pensamos na nossa conduta Nutricional.

Destaco que é muito importante sabermos, pelo menos, 3 diferenças entre elas:

Doença de Crohn: pode acometer da boca ao ânus; a inflamação é segmentar (intercala áreas intestinais inflamadas e áreas intestinais saudáveis); a inflamação é transmural (acomete todas as camadas celulares da parede intestinal podendo causar fistula e perfuração)

Retocolite Ulcerativa: acomete o cólon, do reto para cima; a inflamação ocorre na camada mucosa; o sintoma principal e a diarreia com sangue.

Precisamos conhecer as características para optar pela melhor conduta dietética!

Instagram da Nutricionista Cristina Diestel: www.instagram.com/cristinadiestel_nutri/

 

Siga nas redes sociais: