Policlínica organiza reunião com pacientes do núcleo de Manilha/Itaboraí

Objetivo é levar conhecimento aos usuários do polo

A Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira Filoco, em Manilha, realizou, na última semana, uma reunião com os pacientes do Polo de Ostomizados, do Núcleo Regional de Itaboraí. Segundo a Prefeitura, o encontro contou com profissionais das áreas de Direito e Saúde, com o intuito de levar conhecimento aos usuários do Polo.

Além disso, informou que os pacientes ainda foram surpreendidos com uma linda mesa de café da manhã e distribuição de chaveiros de feltro em formato de borboleta, símbolo dos Ostomizados.

O secretário de Saúde, Júlio César Ambrósio, ressaltou a importância da Policlínica e elogiou o trabalho dos funcionários da unidade de saúde.

“Esta equipe tem revolucionado o atendimento na Policlínica e isso muito alegra a gestão. Hoje, este Polo tem uma nova diretriz, que é beneficiar cada vez mais o usuário. E esta reunião é uma forma de agregar valores e conhecimentos para vocês”, disse o gestor da pasta

Segundo o Executivo, além do município de Itaboraí, o Núcleo Regional dos Ostomizados atende os municípios de Tanguá, Rio Bonito, Silva Jardim e Maricá. Os pacientes cadastrados, que realizaram procedimentos cirúrgicos para exteriorizar os sistemas digestivos ou urinários, receberam um kit contendo 10 bolsas coletoras de fezes (colostomia) e/ou urina (urostomia) e materiais como gases, luvas, creme barreira (para higienização da pele), lenços, pó cicatrizante e outros itens.

A Ostomia é intervenção cirúrgica que permite criar comunicação entre o órgão interno e o exterior, com finalidade de eliminar os dejetos do organismo. Pacientes portadores de traqueostomia e os que usam cateteres ou sondas também são considerados ostomizados.

Fonte: O São Gonçalo

Saiba mais sobre ostomia: www.farmale.com.br/category/ostomia/

Visite aqui a página no Facebook e o Instagram Farmale!
Não esqueça de curtir a página para saber de todas as atualizações do blog!
Compartilhe essa informação com alguém que possa estar precisando dela!
O Farmale é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde
Siga nas redes sociais: