Blog Oficial Alemdii

Séries ambientadas em hospitais podem criar falsas expectativas em pacientes reais

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

As séries ambientadas em hospitais são um sucesso no mundo todo, sendo “Grey’s Anatomy” a mais famosa delas com uma audiência de cerca de 9 milhões de pessoas.
Um estudo recente publicado no periódico “Trauma Surgery & Acute Care Open” decidiu apurar essa influência nos americanos e chegou à conclusão de que esses programas de TV servem de fonte primária para informações sobre saúde. Com isso, acabam criando expectativas que nem sempre correspondem à realidade.
A pesquisa analisou 290 pacientes ficcionais de 269 episódios de “Grey’s Anatomy” e os comparou com traumas verdadeiros sofridos por 4812 pacientes. Enquanto 71% dos pacientes da TV foram diretamente da emergência para a sala de cirurgia, na vida real isso é algo bem diferente, pois acontece apenas com 25%.
O estudo também mostrou que apenas um de cada 20 sobreviventes do drama televisivo foram transferidos para uma unidade de cuidado intensivo enquanto a proporção na realidade é muito maior. E mais: a taxa de morte é significantemente maior no hospital de “Grey’s” do que na vida real.
“Da perspectiva do trauma, é particularmente importante saber disso porque os pacientes não têm muito tempo com seus médicos para dizer a eles o que esperam. De repente eles estão no hospital e a única referência que têm é Grey’s Anatomy”, explicou o doutor Jordan Weinberg, líder do estudo e especialista em cirurgia de trauma no St Joseph’s Hospital and Medical Center em Phoenix, em entrevista ao site “Daily Mail”.
De acordo com ele, os programas de TV também tendem a mostrar muitas histórias de doenças raras, machucados bizarros, traumas fantásticos, entre tantos outros eventos, que não condizem com a realidade de um hospital de verdade nos Estados Unidos.
E é justamente esse desequilíbrio entre o realismo e o drama que pode resultar em pacientes vivendo uma percepção distorcida da realidade.
Fonte: Metro

Tradução »

Doe sua história

Cadastre-se

E fique por dentro de nossas novidades!

[sibwp_form id=2]

Nós siga nas redes sociais e curta a página.

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.