Três causas para a presença de sangue nas fezes, sem ser câncer de cólon

É muito mais frequente do que pode pensar e, quando ocorre, pode gerar preocupação extrema e até alarme.

Ver sangue nas fezes pode ser assustador, e até um indicador de ocorrência de câncer de cólon. Todavia, existem outras causas mais comuns e menos alarmantes que podem estar na origem deste sintoma.

Fermín Mearín, diretor do serviço de sistema digestivo do Centro Médico Teknon, em Espanha, explicou à BBC News o que pode estar acontecendo no seu organismo.

1. Hemorroidas ou fissura anal

Manifestam-se frequentemente através da presença de sangue de tom avermelhado e brilhante nas fezes.

“Tal normalmente indica que o sangue vem da parte inferior do organismo e que a sua origem está no ânus ou no reto”, diz Mearín.

As hemorroidas podem não ser detetadas visualmente, e requerer uma exploração anal cuidadosa, por meio do tato ou de uma retoscopia.

Uma fissura anal também pode ser diagnosticada com uma simples exploração. Este pequeno corte no ânus pode aparecer em pessoas que sofrem de prisão de ventre.

2. Inflamação intestinal

A causa destas lesões inflamatórias no intestino podem ser a incidência de retocolite ulcerativa ou de doença de Crohn.

“Além da inflamação, é costume ter diarreia e dor abdominal”, afirma Mearín. Normalmente, afetam o cólon – ou o intestino delgado no caso da doença de Crohn.

Neste caso, as fezes ficam vermelhas e escuras. “Quanto mais abaixo e próxima do ânus estiver a inflamação, mais vermelhas ficam”, explica Mearín.

3. Sangramento no estômago

Este problema manifesta-se sobretudo através da excreção de fezes pretas e pegajosas.

Se o sangue escuro aparece mesclado com as fezes, então é provável que venha do cólon ou de alguma parte mais distante do organismo.

Neste caso, os médicos indicam a realização de uma colonoscopia para ver se existem pólipos no cólon, um cancro ou lesões vasculares.

“A maioria dos indivíduos acaba por ter patologias benignas”, garante Mearín.

E ainda que a cor das fezes seja uma pista da manifestação de várias patologias, é preciso ter em conta a ingestão de alimentos. O alcaçuz negro pode, por exemplo, causar fezes pretas. Já o consumo de beterraba e de tomate pode fazer com que fiquem avermelhadas.

FONTE: Notícia ao Minuto 

Visite aqui a página no Facebook e o Instagram Farmale!
Não esqueça de curtir a página para saber de todas as atualizações do blog!
Compartilhe essa informação com alguém que possa estar precisando dela!
O Farmale é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.
O Farmale é o blog oficial da ALEMDII – Associação do Leste Mineiro de Doenças Inflamatórias Intestinais
Siga nas redes sociais: