🗣14 fatos importantes que todo paciente reumático deve saber sobre o novo coronavírus, explicados pela Sociedade Brasileira de Reumatologia

🤔Preocupados com a segurança dos pacientes reumáticos, especialistas da Sociedade Brasileira de Reumatologia esclarecem as 14 principais dúvidas dos pacientes reumáticos em relação ao surto do novo coronavírus (COVID19), confira:

🗣O CORONAVÍRUS (COVID19) e o paciente COM DOENÇA REUMÁTICA o que você precisa saber?

💡1.@SBR Tenho uma doença reumática. Estou no grupo de risco para formas mais graves da infecção pelo COVID19?

👉A análise dos casos de COVID19 em países onde a pandemia já tomou grandes proporções indica uma maior gravidade em pacientes idosos e com diagnóstico de doenças crônicas, especialmente cardiovasculares, metabólicas (como o diabetes mellitus) e pulmonares.

👉Pacientes com diagnóstico de doenças reumáticas consideradas autoimunes, ou inflamatórias crônicas, e/ou aqueles em uso de medicamentos imunossupressores ou imunobiológicos, podem apresentar, potencialmente, predisposição para formas mais graves da infecção pelo COVID19.

👉Porém, até o presente momento, por razões ainda desconhecidas, os pacientes com doenças reumáticas não foram relatados como grupo de risco, nem mesmo aqueles em uso de imunobiológicos ou imunossupressores. É necessário aguardarmos uma melhor análise dos casos para uma orientação mais adequada.
.

💡2. @SBR Quais medicamentos aumentariam o risco de formas mais graves da infecção, por acarretarem imunossupressão intensa?
.
📍Imunossupressão moderada a intensa
🔹Corticoide em doses maiores que 20mg ao dia por mais de 14 dias
🔸 Adalimumabe
🔸Abatacepte
🔸Belimumabe
🔸Certolizumabe pegol
🔸Etanercept
🔸Golimumabe
🔸Guselcumabe
🔸Infliximabe
🔸Ixequizumabe
🔸Risanquizumabe
🔸Rituximabe
🔸Secuquinumabe
🔸Tocilizumabe
🔸Ustequinumabe
.🔸Baricitinibe,
🔸Tofacitinibe
🔸Upadacitinibe
.
🔹Imunossupressores
🔸Ciclofosfamida,
🔸Micofenolato de mofetil
🔸Azatioprina
.
📍Imunossupressão leve
🔹Metotrexato
🔹Leflunomida
🔹Corticoide (prednisona ou equivalente) em doses menores ou iguais a 20mg por dia.
.
📍Sem imunossupressão
🔹Hidroxicloroquina
🔹Sulfassalazina
🔹Mesalazina
🔹Acitretina ou glicocorticoides tópicos e locais (infiltração).
.
💡3. @SBR Ter osteoporose, osteoartrite (artrose), gota, fibromialgia e/ou usar medicamentos para o tratamento dessas doenças faz com que eu esteja no grupo de risco?
.
👉Não. Mas caso você tenha outros fatores de risco como ser idoso, ter diagnóstico de diabetes, doença cardiovascular ou pulmonar, ou outras doenças crônicas, você poderá ser considerado um paciente de risco.
.
💡4.@SBR Os sintomas do COVID19 podem ser diferentes no paciente imunossuprimido?
.
É possível. Mas, normalmente, os sintomas são:
🤒Febre (o paciente imunossuprimido pode não apresentar)
😴Cansaço
😷Tosse seca🤧
😲Falta de ar
.
💡5.@SBR Devo procurar um serviço de pronto atendimento em caso de sintomas leves?
.
👉Evite ir a hospitais e serviços de pronto- atendimento se você estiver com sintomas leves!
👉Caso apresente febre alta persistente, falta de ar ou outro sintoma de maior gravidade, é recomendado procurar atendimento médico!
.
💡6.@SBR Sou um caso suspeito. Devo ser testado para o COVID19?
.
Não há recomendação para realização do teste em todos os casos suspeitos. Atualmente o teste confirmatório é realizado em pacientes que evoluem de forma grave.
.
💡7.@SBR Minha doença reumática está em remissão. Posso parar de usar minha medicação ou reduzir a dose ou, até mesmo, aumentar o intervalo entre as doses como medida de prevenção?
.
👉A recomendação atual é manter a dose e o intervalo e seguir as orientações de seu médico reumatologista, ponderando risco de contágio ou de piora da sua doença.
.
💡8. @SBR Estou com sintomas que podem ser de COVID19. Se meu caso for considerado suspeito ou venha a ser confirmado, meus medicamentos devem ser suspensos?
.
👉Sim. Em caso de sinais de infecção e/ou comprovação do COVID19, recomenda-se a suspensão dos medicamentos imunossupressores e imunobiológicos.
👉Essa decisão deve ser compartilhada e sempre sob orientação e supervisão do médico reumatologista. Atenção especial aos corticoides, que devem ser retirados de maneira gradativa.
.
💡9. @SBR Tenho consulta médica com meu reumatologista ou preciso sair nos próximos dias para realizar exames. É melhor esperar?
👉Converse com seu médico reumatologista.
A orientação geral é apenas comparecer a consultas médicas e sair para realizar exames quando a necessidade de reavaliação pelo seu médico for recomendada..

.
👉Continue lendo no #blogARhttps://n8qhg.app.goo.gl/6gMQ
.
🗣A Sociedade Brasileira de Reumatologia, voltará a qualquer momento com novas atualizações e encontra-se à disposição por meio dos canais de comunicação oficiais da SBR que são:
.
✔Site: www.reumatologia.com.br/assuntos/covid19
✔Instagram: @sociedadereumatologia
✔Facebook: https://www.facebook.com/sbreumatologia
✔E-mail: contato@reumatologia.org.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui