Transmissão de coronavírus por mosquitos é pouco provável

Formigas, baratas, ratos, mosquitos e outros podem trazer o vírus para dentro de minha casa?

A literatura médica produzida até o momento mostra que o vírus Sars-Cov-2, causador da Covid-19, se concentra no sistema respiratório da pessoa infectada, especialmente nos pulmões. A falta de concentração do vírus no sangue que circula próximo à pele torna a transmissão por mosquitos, como o Aedes Aegypti, pouco provável, afirma o médico Manoel Barral-Netto, professor da Faculdade de Medicina da UFBA e pesquisador da Fiocruz-Bahia.

Um dos coordenadores do coletivo de pesquisadores Rede CoVida, que reúne e divulga informações científicas sobre o novo coronavírus, o médico diz que, no caso de outros insetos e ratos, é provável que estes possam transportar o vírus de uma superfície contaminada, o que reforça a necessidade de cuidados com limpeza e higiene das mãos.

“Mesmo que uma barata ou mosca leve o vírus de um lugar para outro, ele só vai causar mal se chegar a uma porta de entrada, no nariz, boca ou olho. É a nossa mão que vai fazer isso, ao pegar em um lugar contaminado. Por isso que é sempre importante lavar bem as mãos antes de tocar nas áreas do rosto em que o vírus pode penetrar”, diz.

Em um artigo publicado em março na revista científica Archives of Clinical Infectious Diseases, que cobre Oriente Médio, dois cientistas iranianos investigaram a possibilidade de transmissão do novo coronavírus por moscas domésticas e baratas e concluíram -com base em estudos sobre outros tipos de coronavírus e no fato de o vírus já ter sido detectado em fezes humanas– que ela é possível.

Diante disso, a recomendação é redobrar medidas de higiene para evitar tais insetos.

Fonte: Folha de SP (Géssica Brandino)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui