O leite materno é cheio de bactérias benéficas

Uma descoberta muito bacana dos últimos anos é a de que o leite materno é cheio de bactérias benéficas, e que essas espécies irão ajudar a colonizar o intestino do bebê. A microbiota intestinal (como chamamos a população de bactérias do nosso intestino) do bebê virá das bactérias presentes em sua boca, do contato com a mucosa vaginal da mãe durante o parto e também durante a amamentação.

🔹 E de onde vêm as bactérias do leite materno? Através de várias pesquisas foi possível observar que algumas células de defesa do intestino da mãe podem transportar as bactérias intestinais para outros órgãos, incluindo as glândulas mamárias, um fato que ocorre a partir do último trimestre de gravidez.

🔹 Muito legal a ciência estudar esse processo e todas as implicações que ele pode trazer! A microbiota é cada vez mais pesquisada devido à associação de uma série de doenças com a alteração em sua composição. E se hoje sabemos que maus hábitos alimentares influenciam negativamente nossa microbiota intestinal, dá para imaginarmos a importância que tem uma boa alimentação durante a gestação e o período de amamentação, não é😉?! 

Fonte: @maternidade.com.ciencia

Leia mais sobre o assunto:

Efeitos Protetores da Amamentação

Aleitamento materno e doenças inflamatórias intestinais

Visite aqui a página no Facebook e o Instagram Farmale!
Não esqueça de curtir a página para saber de todas as atualizações do blog!
Compartilhe essa informação com alguém que possa estar precisando dela!
O Farmale é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

 

Siga nas redes sociais:
error

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui