Achou estranho um bolo de cacau levar abobrinha? Pois é, também achei, mas resolvi experimentar, e já te adianto que ficou muito gostoso, macio e molhadinho. Hum… ficou com vontade? Então vamos fazer! Depois me conta o que achou. Ah, é sem lactose!
Agora, se você acha que vou ficar falando abobrinhas, está muito enganado! Para dar uma levantada na moral da abobrinha, convidei a minha prima Danielle Oliveira que é Engenheira de Alimentos, pós-graduada em Gestão de Segurança Alimentar, Supervisora de Segurança de Alimentos/ABNT NBR 15048 e Auditora Líder de Certificação ISO 9001:2008. Viu? Aqui no blog não tem achismos não, eu procuro informação correta e quando necessário convido profissionais qualificados para compartilharem seus conhecimentos. Então vamos as informações que a Danielle Oliveira tem sobre a abobrinha?
Farmale: Como a abobrinha pode enriquecer essa receita nutricionalmente?
Danielle Oliveira: A abobrinha dá uma textura úmida e macia ao bolo, além de deixar mais nutritivo, rico em fibras, com vitamina A, selênio, fósforo, potássio, magnésio, vitaminas do complexo B, celulose e cálcio. Sim, cálcio! Não leva lácteos mas a abobrinha enriquece a receita com esse mineral. Esse alimento é um aliado do coração e da uma forcinha para os ossos.
Farmale: A abobrinha pode ajudar na prevenção de doenças?
Danielle Oliveira: A abobrinha é uma aliada na prevenção do câncer, pois as suas fibras ajudam nos movimentos intestinais saudáveis e regulares. Essas fibras colaboram na prevenção de possíveis toxinas cancerígenas se estabalecerem no cólo. Com a correria do nosso dia, as vezes apelamos para os industrializados, que em sua maioria, contém aditivos alimentares e outras substâncias prejudiciais ao nosso organismo, então, a ingestão de fibras, pode ajudar na eliminação desses venenos. Quanto menos tempo essas toxinas ficarem dentro da gente melhor! A vitamina C, vitamina A e o ácido fólico encontrados na abobrinha, atuam como antioxidantes, combatendo o estresse oxidativo que pode levar à diferentes tipos de cânceres.
Farmale: E a celulose? O que é isso?
Danielle Oliveira: É uma fibra insolúvel, sua função é diminuir o tempo do trânsito intestinal, aumentar o bolo fecal, prevenindo a prisão de ventre e hemorróidas. Dica: se estiver com diarréia, evite esse bolo, pois além das fibras insolúveis tem cacau que contém teobromina e cafeína (irritantes gástricos). Agora, se está tudo bem, pode comer sem culpa!

Vamos aos ingredientes e ao preparo?
 
Ingredientes:
1 abobrinha* pequena
1/2 xícara de óleo (usei girassol)
1/2 xícara de açúcar mascavo*
2 ovos*
2 colheres de sopa de cacau* em pó
1 xícara e 1/2 de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó 
*ingredientes orgânicos
Preparo: Bater no liquidificador a abobrinha picada, o óleo, açúcar mascavo, os ovos e o cacau. Despejar numa tigela e acrescentar a farinha de trigo e o fermento em pó, bater (com um fouet ou batedeira) a massa até ficar homogênea, usar uma forma pequena e levar ao forno por 15 minutos (o tempo pode variar, fique de olho qdo chegar aos 15 minutos). Faça o teste do palito ou garfo espetando a massa, se sair seco está pronto. Não abra antes dos 15 minutos, pode solar. 
Algumas observações sobre a receita:
Pode usar o óleo que você preferir. O óleo de coco foi utilizado na receita original, mas eu acho que deixa um sabor marcante, então como já fiz esse bolinho diversas vezes, gosto de ir modificando alguns igredientes e assim ter um novo sabor. 
A receita original levou menos açúcar, somente 1/3, mas como eu usei dessa vez o cacau, que é um pouco amargo, preferi adoçar um pouco mais. Não tem açúcar mascavo em casa? Ok! Use o que você tiver aí, mas lembre-se que com o mascavo, você agrega mais nutrientes à sua receita. Ainda sobre a receita original, foi utilizada a alfarroba. Você conhece? Segundo a Danielle Oliveira,  o pó ou a farinha de alfarroba, derivados da polpa da vagem torrada e moída, são utilizados para substituir o cacau. A alfarroba é uma vagem de cor marrom escuro e adocicada, é um alimento de elevado valor nutritivo: contém vitamina B1, vitamina B2, vitamina A, cálcio, magnésio, ferro, potássio, sódio, também conhecida como “chocolate saudável”.  A alfarroba não possui qualquer agente alergênico ou estimulante tais como, a cafeína e a teobromina presentes no cacau. Embora apresente um alto teor de açúcares, possui um baixo teor calórico devido à quantidade quase imperceptível de lipídeos (gorduras) e a alta quantidade de fibras naturais são um benefício para a flora intestinal.
Com todos esses benefícios, tenho certeza que você vai utilizar mais vezes a alfarroba na sua dieta. Só não utilizei dessa vez, pois como eu escrevi, já fiz muitas vezes esse bolo com alfarroba e resolvi experimentar com cacau.
Essa receita é bem simples, um bolinho saboroso e nutritivo para o seu lanche. Compartilho aqui com vocês o link do canal As Delícias do Dudu, que muito me ajuda com receitas que simplificam o dia a dia. Esse canal faz parte do site da Thais Ventura uma mãe super dedicada à alimentação da sua cria. São receitas com baixo teor de açúcares e gorduras, indicadas para crianças e tem receitas para os bebês também. 
Descobri As Delícias do Dudu quando estava grávida em busca de uma alimentação saudável e longe de industrializados para a minha filha. Um ano e meio depois do nascimento da minha filha, fiz uma cirurgia onde parte do meu intestino foi retirada (eu tenho doença de Crohn) e assim entendi, com a ajuda de uma Nutricionista, que a alimentação pode nos ajudar ou prejudicar muito. Algumas receitas da Thais Ventura também começaram a fazer parte da minha nova rotina alimentar, pois antes da cirurgia, somente me preocupava com a alimentação da minha filha. As vezes precisamos levar uns sustos para dar valor a vida, não é mesmo?

 

Aqui o video com a Thais Ventura ensinando a fazer o bolo, o dela é com alfarroba:

 

Com as mudanças aqui no blog, para quem ainda não observou, alguns textos irão contar com a contribuição de alguns profissionais para enriquecer os textos com informação segura. Hoje contei com a contribuição da Danielle Oliveira que é formada em Engenharia de Alimentos/Estácio de Sá. Pós-graduada em Gestão de Segurança Alimentar/SENAI. Certificação: Supervisora de Segurança de Alimentos/ABNT NBR 15048. Auditora Líder de Certificação ISO 9001:2008. Contato: danioliveira@osite.com.br

 

Visite aqui a página no Facebook. Não esqueça de curtir a página para saber de todas as atualizações do blog!
Compartilhe essa informação com alguém que possa estar precisando dela!

 

O Farmale é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui