Cânceres raros porque são de baixa incidência

No mundo das doenças raras, os cânceres raros são denominados dessa forma por serem de baixa incidência na população em geral em comparação aos outros tipos tais como de pele, mama ou próstata.  Em geral, o câncer raro tem uma linhagem celular reconhecidamente distinta. Um exemplo é o tumor neuroendócrino, tipo raro assim como o carcinoma medular de tireoide, que pode se desenvolver em diferentes órgãos. Existem vários tipos de tumores raros que, na maioria das vezes, são difíceis de serem tratados pelo fato da descoberta ser tardia e em estágio avançado. Contudo, a detecção precoce e a conscientização podem ajudar muito as pessoas no diagnóstico precoce e tratamento adequado do câncer raro.

No Dia Mundial do Câncer, campanha alerta para mudança imediata de hábitos

O dia 4 de fevereiro, é o Dia Mundial do Câncer. A data é uma campanha de utilidade pública que busca evitar milhões de mortes a cada ano por meio do aumento da conscientização e da educação sobre a doença. A campanha de 2019 tem o tema“Eu Sou E Eu Vou”, definido pela União Internacional para o Controle do Câncer, que incentiva a população a ser consciente e buscar informações a respeito da prevenção do câncer.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), por meio da informação adequada e escolhas saudáveis, um terço dos tipos mais comuns de câncer pode ser evitado. Apesar de alguns tipos de cânceres serem de origem hereditária, as questões ambientais são responsáveis por grande parte dos casos. A adoção de hábitos simples como uma alimentação balanceada, prática de exercícios físicos e realização de check-up anuais podem fazer uma grande diferença quando o assunto é prevenir o câncer.

Fonte: Muitos Somos Raros

Visite aqui a página no Facebook, o Instagram Farmale e o Canal Farmale! Não esqueça de curtir a página para saber de todas as atualizações do blog!
Compartilhe essa informação com alguém que possa estar precisando dela!
O Farmale é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento.
O Farmale é o blog oficial da ALEMDII – Associação do Leste Mineiro de Doenças Inflamatórias Intestinais

 

 

Siga nas redes sociais: