📣O controle social se uniu e não desistiu!

A Conitec não pôde resistir e as reuniões foram liberadas em um novo canal da Conitec no Youtube. Os pacientes brasileiros agradecem o grande avanço na transparência do trabalho da Conitec, afinal, nada por nós, sem nós – os pacientes que realmente importam.

📜Foram mais de 21 itens analisados pelo Plenário que concluiu os trabalhos em três dias, via plataforma digital.

📽A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) divulga os vídeos da 88ª Reunião Ordinária, ocorrida nos dias 07, 08 e 09 deste mês. Foram três dias de deliberações e análise de mais de 21 itens da pauta. Plenário e participantes se reuniram pela primeira vez via plataforma digital, em razão da pandemia do coronavírus. Uma experiência já havia sido feita na edição anterior, mas somente com alguns membros conectados à internet. Com o andamento positivo dos trabalhos, o Plenário decidiu, ainda durante a 87ª Reunião, ocorrida nos dias 03 e 04 de junho, pela gravação e disponibilização do conteúdo no site oficial das reuniões futuras realizadas via videoconferência.

⏩A iniciativa permite que interessados tenham acesso ao conteúdo debatido pela Comissão. Não há participação de ouvinte no formato remoto, mas é possível ter acesso ao vídeo da reunião gravada. Tal proposta já vinha sendo estudada e agora se confirma como mais um passo ao acesso à informação e transparência nas deliberações da Conitec.

📌Pauta

📜As pautas das reuniões sempre são previamente publicadas na página da Comissão e atualizadas ao final de cada uma das sessões, com as recomendações do Plenário. Um dos temas tratou da incorporação da dabigatrana para prevenção do acidente cerebral vascular (AVC) em pacientes acima de 60 anos com fibrilação atrial não valvar, o tipo mais comum de arritmia cardíaca. O tema seguirá para consulta pública com recomendação não favorável à incorporação.

📜Também esteve em pauta a possível ampliação das dosagens do medicamento levotiroxina sódica no Sistema Único de Saúde para o tratamento do hipotireoidismo congênito. A demanda analisada pela Conitec amplia o que já preconiza o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) atual da doença (com a disponibilização na rede pública de comprimidos de 25, 50 e 100 microgramas (mcg)). Se recomendada, serão incluídos comprimidos com as dosagens de 12,5 e 37,5 mcg. O Plenário é favorável à ampliação. O tema seguirá para consulta pública.

Clique aqui para acessar os vídeos.

As pautas das reuniões sempre são previamente publicadas na página da Comissão e atualizadas ao final de cada uma das sessões, com as recomendações do Plenário. Confira todos os temas tratados.

Fonte: Conitec

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui