O que é Doença Inflamatória Intestinal?

Doença inflamatória intestinal é um grupo de doenças inflamatórias crônicas de causa desconhecida envolvendo o Aparelho Digestivo. As Doenças Inflamatórias Intestinais podem ser divididas em: Retocolite Ulcerativa (RCU) e a Doença de Crohn (DC).

Não existe uma fator conhecido para uma pessoa desenvolver a dii, sabe-se que é encontrada no mundo todo, mais frequentemente entre as idades de 15 a 25 e 45 a 55. Fator genético? Há uma tendência em filhos e outros parentes de portadores da doença de desenvolvê-la também. Tratamentos: terapia nutricional, medicação, cirurgia ou uma combinação destes tratamentos.

Doença de Crohn (DC)

Doutor Burril Crohn foi um médico de Nova Iorque que, em 1932, descreveu pela primeira vez um grupo de pacientes com a doença intestinal que hoje tem o seu nome. A DC caracteriza por uma inflamação que penetra toda a espessura da parede intestinal. Ela pode atacar qualquer parte do aparelho digestivo, desde a boca até o ânus. Essa doença não pode ser curada diretamente através de cirurgia, pois pode ocorrer novamente em outras partes do trato digestivo.

Retocolite Ulcerativa (RCU)

Esta doença ataca o revestimento interno do intestino grosso causando inflamação, ulceração e sangramento. Sendo restrita exclusivamente ao intestino grosso, algumas vezes a doença pode ser controlada pela remoção de todo o cólon.

Sintomas

Durante uma crise, pacientes portadores da RCU quase sempre sofrem diarreia com sangue. Este sintoma pode estar associado a cólicas, cansaço, perda de apetite e perda de peso.

Os sintomas da DC são mais variados. O mais comum é a dor abdominal, que pode estar associada a diarreia e/ou perda de apetite e perda de peso. Entretanto, alguns pacientes podem não apresentar tais sintomas. Eles podem ir ao médico por causa de febres de origem desconhecida, feridas em torno do ânus, dor ou inchaço nas juntas, anemia ou baixa taxa de crescimento.

Diversos sintomas não relacionados diretamente ao intestino podem ocorrer juntamente com as crises da DC e da RCU e são chamados de “manifestações extraintestinais”.

Diferenças entre a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa

Doença de Crohn (DC)

  • Qualquer parte do trato gastrointestinal pode ser afetada, desde a boca até o ânus;
  • A inflamação pode ocorrer em todas as camadas da parede intestinal;
  • A inflamação é descontinua (também chamada de “áreas poupadas”) e pode haver áreas de intestino normal entre as áreas de intestino doente;
  • Sintomas: diarreia, dor abdominal, sangramento, diminuição do apetite, perda de peso, fraqueza, fadiga, náusea e vômito, febre e anemia;
  • A cirurgia pode ser necessária, mas não cura a doença.

Retocolite Ulcerativa (RCU)

  • Afeta toda a área do Intestino grosso;
  • A inflamação ocorre apenas na camada que reveste o intestino; A inflamação ocorre de forma contínua, desde o reto até uma distância variável;
  • Sintomas: diarreia com sangue, dor abdominal, perda de apetite, perda de peso, náusea e vômito e anemia. A remoção do cólon é, em alguns casos uma opção terapêutica.

Fonte: Procto SP

📢 SAVE THE DATE – 26 DE MAIO

🚩 II SEMINÁRIO FARMALE DE DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS

📌 Visão holística do paciente de DII

📍 Copacabana – Rio de Janeiro.

📌 26 de maio / 9 h – 13 h

Link do evento no Facebook: www.facebook.com/events/1647542315300552/

😉 Em breve mais informações.

Visite aqui a página no Facebook e o Instagram Farmale!
Não esqueça de curtir a página para saber de todas as atualizações do blog!
Compartilhe essa informação com alguém que possa estar precisando dela!
O Farmale é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui