O Dia Mundial da Ostomia surgiu em 1993, uma iniciativa do Professor Dr. Gerhard Englert que, na época, era presidente da International Ostomy Association.

A United Ostomy Associations of America passou a celebrar o Dia Nacional de Conscientização da Ostomia anualmente desde 2010. Essa iniciativa tem como objetivo disseminar a conscientização e a visibilidade nacional em torno das pessoas que vivem com um estoma.

Desde então, a data é celebrada mundialmente no primeiro sábado de outubro.

 

A estomia é a comunicação de um órgão para o meio externo.

Diversas situações podem levar à necessidade do procedimento cirúrgico, como doenças inflamatórias intestinais, traumas, câncer, entre outras. Exemplos são a traqueostomia, realizada na traqueia para permitir a passagem de ar; e a gastrostomia, realizada no estômago para permitir a chegada de alimentos por um tubo, a estomia intestinal ou urinária, a construção de um novo caminho para a saída das fezes ou da urina. Essa intervenção pode levar o paciente a usar uma bolsa de coleta, por um período ou definitivamente.

Desde 2004, a estomia é considerada uma deficiência física

Mas isso não impede a pessoa de trabalhar, viajar, ir à praia, dançar ou praticar certos tipos de exercícios físicos que não afetem a região abdominal. Essa condição garante alguns direitos ao paciente, como acesso preferencial em filas e isenção de certos impostos, bem como a adoção do símbolo nacional da pessoa estomizada, que tem como um dos principais objetivos identificar os banheiros adaptados.

Algumas demandas, no entanto, ainda precisam ser atendidas

“Os pacientes ainda necessitam de acesso a alguns equipamentos que não foram contemplados pelo Ministério da Saúde, na portaria 400, além da garantia do número de bolsas coletoras”, afirma a presidente da Associação Brasileira de Estomaterapia, Maria Angela Boccara de Paula.

O SUS e os planos de saúde são obrigados a fornecer gratuitamente as bolsas coletoras e outros materiais como a pasta ou pó para proteção da pele.

Aqui no Farmale você encontra informações sobre Ostomia clicando neste link: https://www.farmale.com.br/categorias/doencas-inflamatorias-intestinais/ostomia/. Você encontrará também textos da Enfermeira Alessandra Vitoriano de Castro, a Leca Castro, Autora do livro Registros de Uma Crohnista e Presidente da Associação Mineira de Ostomizados – AMOS.

Gostaria de fazer parte do Grupo de Ostomizados da ALEMDII no WhatsApp? Envie uma mensagem para mais informações: 33 9905 1231.

Redes Sociais AMOS:
https://www.instagram.com/amos.mg/
https://www.facebook.com/amos.ostomizados

Fontes:
There’s a whole bunch of incredible people doing really great things for World Ostomy Day
United Ostomy Associations of America
SOBEST

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui