Eu sou e eu vou! É o tema da campanha 2019-2021 para o Dia Mundial de Luta Contra o Câncer

O que é câncer?

O câncer é uma doença que ocorre quando um grupo de células normais do corpo passam a ter um crescimento anormal e descontrolado, muitas vezes formando um nódulo sólido chamado tumor; isso é verdade para todos os tipos de câncer, exceto leucemia (câncer do sangue). Quando não tratados, os tumores podem crescer e se espalhar para outros tecidos que circundam o tumor, ou para outras partes do corpo através do sistema sanguíneo e linfático, e podem também afetar os sistemas digestivo, nervoso e circulatório ou, ainda, liberar hormônios que podem afetar funções do corpo.

Os tipos de câncer mais comuns são (dados mundiais):

– pulmão (2,09 milhões de casos);
– mama (2,09 milhões de casos);
– colorretal (1,8 milhão de casos);
– próstata (1,28 milhão de casos);
– câncer de pele não-melanoma (1,04 milhão de casos);
– estômago (1,03 milhão de casos).

As causas mais comuns de morte por câncer são dos cânceres de (dados mundiais):

– pulmão (1,76 milhão de mortes);
– colorretal (862 mil mortes);
– estômago (783 mil mortes);
– fígado (782 mil mortes);
– mama (627 mil mortes).

Fatos globais sobre câncer:

– o câncer é a segunda maior causa de morte em todo o mundo;
– segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, estima-se que um em cada cinco homens e uma em cada seis mulheres em todo o mundo desenvolverão câncer ao longo de sua vida, e que um em oito homens e uma em cada onze mulheres não sobreviverão à doença. Estima-se que cerca de 9,6 milhões de pessoas morreram de câncer em 2018;
– aproximadamente 70% de todas as mortes por câncer ocorrem em países de baixa e média renda. Esses países estão menos preparados para prestar os serviços necessários aos pacientes com câncer, ou para administrar as consequências sociais e econômicas desse ônus;
– pelo menos um terço dos cânceres comuns podem ser prevenidos. Mutações genéticas estão envolvidas em 5-10% dos cânceres, enquanto 27% dos cânceres estão associados ao uso de tabaco e álcool;
– até 3,7 milhões de vidas poderiam ser salvas anualmente se estratégias e recursos de prevenção, detecção precoce e tratamento fossem implementadas;
– o custo econômico total anual do câncer é estimado em aproximadamente US$ 1,16 trilhão. Isso significa perda de produtividade e renda familiar, redução da qualidade de vida, incapacidade e, por fim, morte prematura;
– se 11,4 bilhões de dólares fossem investidos em estratégias de prevenção, seria possível economizar 100 bilhões de dólares usados em tratamento de câncer.

Sobre o Dia Mundial do Câncer:

Todos os anos, no dia 4 de fevereiro, o Dia Mundial do Câncer capacita empresas, comunidades e indivíduos em todo o mundo a mostrar apoio, se manifestar coletivamente, realizar ações pessoais e pressionar os governos a fazerem mais. Liderado pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC), o Dia Mundial do Câncer é uma iniciativa global que une vozes ao redor do mundo para aumentar a conscientização e melhorar a educação sobre o câncer de uma maneira positiva e inspiradora.

O Dia Mundial do Câncer tem como objetivo salvar milhões de vidas, alcançar uma maior equidade no tratamento e impulsionar o progresso na redução do impacto global de câncer como uma prioridade internacional. Desta forma, é necessário conscientizar a população sobre a doença, envolver governos e tomadores de decisão e inspirar indivíduos em todo o mundo a agir.

A adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, juntamente com a Resolução sobre o Câncer de 2017, adotada de forma retumbante pelos Estados-membros da Organização Mundial da Saúde, mostra que a defesa da saúde global está entrando em uma nova era de compromissos significativos e implementação impactante e eficaz. O Dia Mundial do Câncer serve como uma plataforma para ajudar a ampliar ações que já estão sendo tomadas, bem como ações que ainda serão realizadas para reduzir o impacto global do câncer.

O ano de 2019 marca o lançamento da campanha de 3 anos “Eu sou e eu vou”. “Eu sou e eu vou” é uma chamada para ação, a qual pede por um compromisso pessoal para ajudar a reduzir o impacto do câncer. Seja você quem for, você tem o poder de reduzir o impacto do câncer para si mesmo, para as pessoas que ama e para o mundo.

Fonte: BVSMS

Visite aqui a página no Facebook, o Instagram Farmale e o Canal Farmale! Não esqueça de curtir a página para saber de todas as atualizações do blog!
Compartilhe essa informação com alguém que possa estar precisando dela!
O Farmale é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento.
O Farmale é o blog oficial da ALEMDII – Associação do Leste Mineiro de Doenças Inflamatórias Intestinais
Siga nas redes sociais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui