Blog Oficial Alemdii

Doença de Crohn e câncer

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Doença de Crohn pode ser precursora de câncer

Professor José Joaquim Ribeiro da Rocha fala sobre a doença que é uma inflamação intestinal

Saúde sem Complicações desta semana traz o professor José Joaquim Ribeiro da Rocha, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, para contar um pouco sobre a doença de Crohn. Rocha alerta que trata-se de uma inflamação intestinal que pode ser precursora de câncer.
Assim, seja com medicamentos ou cirurgia, o tratamento busca a remissão completa da inflamação para evitar a possibilidade de câncer. Explica também a importância dos pacientes serem acompanhados frequentemente para investigar novas inflamações ou câncer.
A doença pode afetar o tubo digestivo, a boca e até o ânus, mas as áreas mais comuns são a do intestino fino, intestino grosso e o ânus. “Essa inflamação é chamada transmural, porque atravessa a parede do intestino e pode provocar fístula, úlceras, estreitamentos e inflamação crônica”, afirma.
Rocha alerta também que a doença é comum entre os 20 e 40 anos e os sintomas comuns são cólica abdominal, diarreia, com sangue ou não, perda de peso, anemia e fístula anal. É frequente nos Estados Unidos, Canadá e em países da Europa. A aproximação com a cultura ocidental tem acarretado aumento de casos no Brasil há cerca de 40 anos.
O programa Saúde sem Complicações é produzido pela locutora Mel Vieira e pela estagiária Giovanna Grepi, da Rádio USP Ribeirão, com trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Apresentação de Mel Vieira e direção de Rosemeire Soares Talamone. Ouça acima, na íntegra, o programa Saúde sem Complicações com o professor José Joaquim Ribeiro da Rocha.
Ouça a entrevista: https://jornal.usp.br/radio-usp/doenca-de-crohn-pode-ser-precursora-de-cancer/
Fonte: Jornal da USP

Tradução »

Doe sua história

Cadastre-se

E fique por dentro de nossas novidades!

[sibwp_form id=2]

Nós siga nas redes sociais e curta a página.

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.