Doença de Crohn, uma doença inflamatória do intestino, é abordada em novela portuguesa na Rede Bandeirantes (Band).

A partir da próxima segunda-feira, 15/7, às 20h20, a Band exibe a novela Ouro Verde. O folhetim que vai substituir Minha Vida na Band. Escrito por Maria João Costa e protagonizado por Diogo Morgado e Joana de Verona. A novela foi produzida originalmente em 2017 e transmitida pela emissora portuguesa TVI, com 221 capítulos de 55 minutos.

No capítulo 006 a personagem Mónica desmaia durante o jantar e é internada. No hospital recebe o diagnóstico da doença de Crohn. “Mônica tem orientação para se afastar do trabalho. Miguel discute com Mónica por ter escondido a doença.”

CURIOSIDADES E POLÊMICAS

– Sucesso de audiência em Portugal, Ouro Verde foi alvo de uma polêmica envolvendo a Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino (APDI). A referida entidade acusou a trama de ter abordado de forma equivocada a vida de pessoas que sofrem de Doença de Crohn (patologia inflamatória do intestino).

A Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino (APDI) emitiu uma nota, na época, reclamando da situação. “Em vez de estar a ser feito um trabalho meritório e correto, que poderia estar a contribuir para acabar com a iliteracia em saúde junto dos portugueses, relativamente às doenças inflamatórias do intestino, a TVI está a incorrer em erros terríveis, clínica e cientificamente, que só vão contribuir para aumentar o estigma e a falta de informação da população sobre a doença”, afirmou a APDI, que enviou carta à TVI e se disponibilizou a ajudar os responsáveis pela novela a entenderem melhor a doença.

– Outra polêmica foi em relação a forma como o folhetim abordou o Brasil, especialmente o Rio de Janeiro e a Amazônia. De acordo com alguns especialistas, Ouro Verde mostrou um Brasil que não correspondia com a realidade da época.

– Um ponto importante e que está deixando o público curioso é em relação à dublagem. Por se tratar de uma novela cuja língua é portuguesa, muitos temem que a emissora exiba o áudio original. Porém a Band deve apresentar ao público a história dublada, afinal o português de Portugal não é tão familiar aos ouvidos brasileiros.

– Com Ouro Verde, a Band bota um ponto final nas novelas turcas – pelo menos por enquanto. Como se sabe, a emissora vinha exibindo novelas da Turquia em sequência. Apesar de algumas obras bem-sucedidas, o canal vai apostar no folhetim português.

– Por fim, Ouro Verde foi um grande sucesso em Portugal, tanto que venceu o Emmy Internacional na categoria Melhor Novela.

Fontes:

Resumo das Novelas On

Observatórios da TV

Siga nas redes sociais:
error

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui