Embora a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa produzam sintomas semelhantes e usem terapias semelhantes, não são a mesma doença.

Na retocolite ulcerativa, apenas o intestino grosso (cólon) é afetado e somente o revestimento mais interno do cólon, a mucosa, se inflama. A retocolite ulcerativa se espalha proximalmente, ou seja, começa no reto e pode se espalhar continuamente para o resto do intestino grosso.

A doença de Crohn, por outro lado, pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal, desde a boca até o ânus. Ao contrário da retocolite ulcerativa, na doença de Crohn as áreas mais comumente afetadas são a parte inferior do intestino delgado (íleo) e o intestino grosso. Além disso, nos pacientes com Crohn a inflamação não se detém na mucosa (revestimento de tecido) e pode atravessar toda a espessura da parede do intestino.

Em alguns indivíduos, é difícil determinar se a DII é doença de Crohn ou retocolite ulcerativa – mesmo após os exames. Em 10% dos casos há características sobrepostas da doença de Crohn e da retocolite ulcerativa, uma condição denominada colite indeterminada.

Fonte: Diagnosticando e Monitorando a DII – ABCD

Leia mais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui