Gastrite focal e microagregados de macrófagos na mucosa gástrica: uso potencial no diagnóstico diferencial entre doença de Crohn e colite ulcerativa
 
Contexto e objetivos: Gastrite focal e microagregados de macrófagos são encontradas no acometimento gástrico da doença de Crohn, e podem refletir um defeito subjacente na imunidade inata. Estas características, no entanto, são também descritas em pacientes com infecção por Helicobacter pylori. O papel destas anormalidades gástricas no diagnóstico da doença de Crohn foi avaliada em uma população com alta prevalência de infecção por H. pylori.
 
Métodos: Trinta e sete pacientes com doença de Crohn, 26 pacientes com colite ulcerativa e 30 pacientes-controle foram incluídos. O status de infecção por H. pylori foi avaliado pelo teste da urease e histologia. A presença de gastrite focal e microagregados de macrófagos foi avaliada.
 
Resultados: Gastrite focal estava presente em 24% dos pacientes com doença de Crohn, 4% dos indivíduos com colite ulcerativa e 11,5% dos controles, apresentando uma sensibilidade e especificidade para doença de Crohn de 24% e 88%, respectivamente. Microagregados de macrófagos foram encontrados em todos os grupos, mas foram apenas detectados em colite ulcerativa e controles em associação com infecção por H. pylori, com sensibilidade e especificidade para doença de Crohn de 61% e 69%, respectivamente. Na ausência da infecção por H. pylori comprovada, gastrite focal e microagregados de macrófagos foram significativamente associados com doença de Crohn (P<0 e=”” o:p=”” p=”0,001,” respectivamente=””></0>
 
Conclusões: Gastrite focal e microagregados de macrófagos são sugestivos de doença de Crohn apenas em pacientes com avaliação dignóstica negativa para H. pylori.
 
Arq. Gastroenterol. [online]. 2014, vol.51, n.4, pp. 276-282. Gastrite focal e microagregados de macrófagos na mucosa gástrica: uso potencial no diagnóstico diferencial entre doença de Crohn e colite ulcerativa. MAGALHAES-COSTA, Marcia Henriques de et al.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui