A pesquisa de sangue oculto nas fezes é um exame laboratorial feito com o intuito de detectar a presença de quantidades mínimas de sangue nas fezes, pequenas o suficiente para não poderem ser vistas a olho nu, sendo somente detectado através de análises laboratoriais.

O exame de sangue oculto é feito através da mistura das fezes colhidas com reagentes químicos específicos. Atualmente há exames mais modernos para a detecção de sangue nas fezes, como os testes imunológicos, que consistem no uso de anticorpos contra hemoglobina humana. Esses testes são mais sensíveis e conseguem detectar sangramentos mínimos, menores que 1ml. Outra vantagem é o fato deste exame só detectar fração globina da hemoglobina humana, não havendo risco de falso positivo com alimentos à base de carne ou com sangramentos do trato digestivo alto (sangue vindo da boca, esôfago, estômago ou duodeno são digeridos e não são detectado com esta técnica). Exames à base de DNA também podem ser usados, mas seu uso ainda é muito recente e não está amplamente disponível.

Um teste de sangue oculto positivo pode ser um sinal de lesão do estômago, como úlcera péptica, entretanto, a principal indicação do exame de sangue oculto nas fezes é para o rastreio do câncer de cólon.

A pesquisa de sangue nas fezes pode ser usada para investigar anemias de causa desconhecida, mas o seu maior uso é para o rastreio do câncer de cólon. O teste é indicado para encontrar sangue, entretanto não determina nem a causa do problema nem o local do sangramento mas permite que o médico decida sobre qual direção a investigação deve seguir. Para quem tem doença de Crohn ou retocolite ulcerativa, que são doenças inflamatórias intestinais (DII), pode já ter realizado esse exame, pois entre os sintomas das DII  está a anemia.

A doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa são doenças inflamatórias gastrointestinais que aumentam as chances de uma pessoa desenvolver câncer colorretal e este risco aumenta com o tempo de doença. A relação entre essas doenças inflamatórias e o câncer do intestino está em um processo inflamatório contínuo. Devido ao maior risco de desenvolver câncer de intestino, as pessoas com DII deverão fazer periodicamente (a cada dois a três anos) uma colonoscopia, e a partir de dez anos do diagnóstico da doença realizar a colonoscopia anualmente.

Observaçõess importantes:

  • Nos casos em que o paciente é portador de diagnóstico de hemorroidas ou fissura anal e outras condições anorretais em tratamento, a pesquisa de sangue oculto perde o valor. Mulheres em período menstrual não devem colher amostra para o teste.
  • É bom sempre ter em mente que a pesquisa de sangue oculto nas fezes é um exame inicial de investigação. um resultado positivo não necessariamente indica a presença de um tumor, e um exame negativo não o descarta completamente. Os resultados apenas orientam o médico sobre qual direção a investigação deve seguir.

Mais informações nesse vídeo publicado em 20 de jan de 2016 no canal do Dr Fabio Atui sobre o exame:

 

Hábitos saudáveis de vida devem ser incentivados para prevenção do câncer colorretal, como:

  • Praticar atividade física regularmente (30 minutos todos os dias)
  • Ter alimentação variada, com pelo menos três porções de frutas e três porções de verduras e legumes ao dia, e consumir, preferencialmente, cereais integrais, como arroz, aveia, cevada, trigos e outros (nutricao.saude.gov.br)
  • Beber pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia
  • Reduzir o consumo de carnes vermelhas (máximo 500g por semana), principalmente na chapa ou na forma de fritura, grelhado ou churrasco
  • Evitar carnes salgadas e processadas, como presunto, mortadela, bacon, linguiça, salsicha e outros embutidos e defumados
  • Manter o peso adequado para altura
  • Não consumir bebidas alcoólicas
  • Não fumar

Todas essa dicas sobre hábitos saudáveis de vida você encontra na Cartilha de Prevenção do Câncer Colorretal:

Cartilha de Prevenção do Câncer Colorretal – http://migre.me/u3GYP


Fontes:

MDSaúde – http://goo.gl/ldLkZQ

Portal Coloproctologia – http://goo.gl/t99zb6
ABRAPECI – http://goo.gl/2HwyiK

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui