Anteriormente conhecida como Fusobacterium prausnitzii, a Faecalibacterium prausnitzii

É uma das bactéria mais abundantes e importantes da microbiota intestinal, representando cerca de 5 a 15% do total de bactérias detectadas nas fezes de indivíduos adultos saudáveis.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Tal bactéria desempenha um papel importante na promoção da saúde intestinal, uma vez que tem se revelado como principal produtora de butirato no cólon humano, substância que fornece energia aos colonócitos e possui propriedades protetoras contra o câncer colorretal e doenças inflamatórias intestinais (DIIs).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O ácido salicílico é outro metabólito anti-inflamatório produzido por F. prausnitzii, tanto ele quanto o butirato são fortes moduladores do processo inflamatório, pois inibem a produção de IL-8, bloqueando a ativação do fator de transcrição nuclear kappa (NFkB), que controla a expressão de genes envolvidos nas respostas inflamatórias e ainda apresentam uma regulação positiva na produção de células T.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Assim, essa bactéria tem sido considerada como bioindicadora da saúde humana, uma vez que a redução da sua população contribui substancialmente com o desenvolvimento de processos patológicos. Vários estudos têm comprovado que a quantidade de F. prausnitzii se correlaciona negativamente com a etiologia de doenças do intestino, como as DIIs.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em um estudo envolvendo pacientes portadores da doença de Crohn, demonstrou perda de F. prausnitzii nas fezes e uma quantificação desta espécie na mucosa intestinal significativamente menos abundante nestes pacientes, em comparação com o grupo controle.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Portanto, o uso de F. prausnitzii como potencial componente ativo futuro de formulações probióticas parece ser uma estratégia terapêutica promissora nas DIIs.

Texto da Nutricionista Cristina Diestel – https://www.instagram.com/p/B8eMG32AgDD/

Referências:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui