Esse final de semana foi com minha filha doente. Levei ao Pediatra que verificou faringite. Ok! Vamos ao antibiótico, antitérmico (ja estava dando, febre de 39ºC não se brinca).

Difícil encontrar um medicamento com gosto bom, certo? Comecei a buscar pela internet dicas para fazer a minha filha tomar o medicamento… sei que a maioria aqui já fez, ou não? Então vamos ao que fui achando:

1- Converse, explique ao seu filho sobre o medicamento.
Ah ok! Minha filha tem 1 ano e meio, e vocês acham que ela lá quer saber disso??? Provei o antibiótico e minha nossa! Um horror!!! Eu daria vômito se tivesse que beber!

2- Misture em algum suco.
Eu provei o antibiótico puro e quando coloquei no suco que a minha filha ama (laranja, fresquinho que preparo todos os dias) ficou um HORROR! Claro que ela não bebeu e depois ficou rejeitando o suco sem medicamento, pois mesmo com 1 ano e meio é bem esperta, como toda criança.

3- Abraço de urso = alguém segura firme a criança e você enfia o medicamento a  força na boca da criança. Uma brutalidade, vocês concordam? E o pior, a criança cospe tudo! Só desgaste e estresse nesse tática (nem tentei).

4, 5, 6, 7, etc. Cansei! Resolvi usar o cérebro que Deus me deu: fiz o mingau que ela AMA e comecei a dar, deixei uma colher preparada com a dose do antibiótico e entre uma colherada e outra do mingau, dei a do antibiótico! UHUUU! Ela bebeu tudo!!! Depois ficou desconfiada em seguir comendo o mingau, mas deixei que ela pegasse a colher e fosse experimentando até que percebeu não ter gosto ruim, mas se ela não quisesse mais tomar, ok, pois já havia comido tudo que deveria no dia.

Agora, como Farmacêutica, preciso fazer uma observação muito importante sobre misturar medicamentos em sucos, alimentos, ou até mesmo com outros medicamentos, lembrem-se de perguntar ao Farmacêutico ou ao Médico se pode fazer misturas, pois existem medicamentos que só podem ser tomados puros. Você poderá cortar o efeito do medicamento, diminuir a sua eficácia. Quando for dar mais de um medicamento, cuidado também! Pois alguns medicamentos tomados juntos podem ter seu efeito anulado, diminuir a eliminação, um pode aumentar o efeito do outro ou diminuir a absorção. O importante é nunca tomar medicamentos sem a prescrição de um Médico e quando tiver dúvidas, não saia do consultório sem perguntar! Pergunte TUDO, o Médico está ali para também tirar suas dúvidas, para deixá-lo confiante na prescrição. Surgiu uma dúvida depois que saiu do consultório? Ligue para o Médico, não conseguiu encontrá-lo, pergunte ao Farmacêutico. NÃO FAÇA AUTOMEDICAÇÃO, NÃO SIGA CONSELHOS DE AMIGOS, VIZINHOS, BALCONISTAS DE FARMÁCIA, SOMENTE DÊ AO SEU FILHO O QUE FOR PRESCRITO PELO MÉDICO. UMA VIDA PRECIOSA ESTÁ NAS SUAS MÃOS.
Medicamentos podem causar alergia, qualquer sinal de coceira, manchas vermelhas, dificuldade em respirar, corra para o pronto-socorro mais próximo.
Mantenha a calma, seguindo a prescrição, dando amor e atenção ao seu filho tudo seguirá bem.

Acho muito importante ressaltar que os antibióticos são indicados nas infecções bacterianas e são ineficazes no combate aos processos inflamatórios virais. Sua utilização pode causar resistência bacteriológica, deprimir a imunidade e matar as bactérias benéficas que vivem nos intestinos. Portanto, utilizá-los de forma inadequada torna-se a ação terapêutica ineficiente, causar alguma resistência ao antibiótico o que é muito preocupante e levou à exigência da inclusão destes na lista de medicamentos que têm controle especial, fazendo com que os pacientes precisem ter receita médica em duas vias para fazer a compra: uma fica retida na farmácia e a outra é devolvida para o cliente, mas com carimbo, para evitar que a prescrição seja usada novamente.

http://goo.gl/M5Ys9H

Ah! E muito cuidado com o que você encontra pela internet! 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui