Todas as pessoas devem ingerir bastante líquido para ter boa saúde

Nosso organismo contém cerca de 60% de água, exige a ingestão regular desse líquido para manter-se hidratado. A água tem funções essenciais no corpo, como manter os tecidos úmidos, lubrificar as articulações, proteger os órgãos e prevenir a constipação. A quantidade de água a ser ingerida depende de vários fatores, como atividade física, clima e condições de saúde.

Bebidas a experimentar: Água, água de coco e sucos de frutas.

Bebidas a evitar: Café, chá e outras bebidas que contêm cafeína (esta pode atuar como estimulante do intestino e resultar em diarreia).

Em geral:

  • Tente beber diariamente pelo menos 2 litros de água, o que corresponde a 8 copos de 250 mL. A maioria dos líquidos conta para esse total, inclusive alguns alimentos com alto teor de água, como a melancia.
  • Tome suas bebidas lentamente, em vez de beber rápido. Evite também usar canudo. O ato de beber rapidamente e utilizar canudo pode fazer com que entre ar no sistema digestivo e causar desconforto.
  • Bebidas alcoólicas e com cafeína não contam porque desidratam o organismo. A abstinência de álcool pode não ser necessária, mas a moderação é aconselhada. Lembre-se de perguntar ao médico sobre o consumo de álcool.
  • Uma boa maneira de monitorar a ingestão adequada de líquidos é verificar a cor da própria urina. Ela deve apresentar coloração clara.

Se você está com quadro de diarreia, pode estar sob risco de desidratação

Por isso, é necessário repor líquidos e eletrólitos. Beber mais água geralmente é eficaz para reidratar o corpo. Bebidas de reidratação, como água de coco e o soro caseiro, podem ser úteis para repor líquidos e eletrólitos perdidos nos períodos em que a diarreia é grave. O excesso de açúcar pode causar mais diarreia devido à atração de água para o intestino. Os sucos de frutas, utilizados para reidratação e reabastecimento de vitaminas e eletrólitos, podem precisar ser diluídos e coados.

Fonte: ABCD

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui