Encontram-se abertas as pré-inscrições para os programas de bolsas de iniciação científica CNPq/PIBIC e CNEN/PROBIC 2009-201.
IEN – Instituto de Engenharia Nuclear

A fundação do IEN foi resultado do esforço dos primeiros engenheiros nucleares do Rio de Janeiro, com o apoio da Comissão Nacional de Energia Nuclear. Enviados para treinamento nos Estados Unidos como bolsistas do programa do governo americano Átomos para a Paz, eles propuseram, na volta ao país, a construção de um reator experimental para o desenvolvimento das aplicações pacíficas da energia nuclear.
Assim, por meio de um convênio entre a CNEN e a então Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro, nascia no campus da UFRJ, em maio de 1962, o Instituto de Engenharia Nuclear, com a responsabilidade de abrigar e operar o reator de pesquisas. Batizado Argonauta, o reator foi desenvolvido segundo projeto do laboratório americano de Argonne. Redesenhado e construído com 93% de componentes nacionais, atingiu sua primeira criticalidade em 20 de fevereiro de 1965.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui