🚩 II SEMINÁRIO FARMALE DE DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS – Visão holística do paciente de DII

 

Dia 11 de agosto foi mais um dia marcante para mim! Dia de sair do virtual e levar informação de qualidade para pacientes que buscam uma luz, um apoio e acolhimento, se empoderar para caminhar com mais segurança nessa jornada de paciente com doença crônica. Todos os palestrantes foram escolhidos pensando em somar nessa busca pela melhoria da qualidade de vida com as DIIs. Profissionais que acreditam no poder da informação e da multidisciplinaridade. As doenças inflamatórias intestinais (doença de Crohn e retocolite ulcerativa), não deixam suas marcas somente no intestino, vão muito além, afetando a vida social, familiar, o trabalho e estudos.

Não podemos mais reduzir esse assunto a urgências ao banheiro, pq não é só isso.

Precisamos dar visibilidade ao impacto que uma doença crônica tem na vida de uma pessoa. Possibilidades cirúrgicas, problemas na pele, doenças reumáticas, hepáticas, depressão, fadiga, pânico, então, as idas ao banheiro, são um detalhe nesse turbilhão de sintomas que surgem. Nesse momento, que surgem as manifestações extraintestinais, percebemos a importância da abordagem multidisciplinar, como por ex o Dermatologista, Reumatologista, trabalhando em conjunto com o Gastro e/ou Procto, entre outros para colocar ordem nessa desordem das doenças autoimunes. 

Quanto ao tema do seminário, Visão Holística: 

HOLOS: palavra grega que significa “O TODO” – O termo holístico se refere a uma abordagem de conhecimento que visa estabelecer pontes entre as fronteiras das ciências físicas, humanas, biológicas.

O indivíduo deve ser tratado como um ser integral, dotado de mente e corpo. O paciente não deve ser mais visto como um ser doente que necessita somente de diagnóstico e tratamento medicamentoso. Esse indivíduo tem toda uma história que pode inclusive tê-lo levado ao estado de ausência de saúde daquele momento. É uma pessoa que tem família, profissão, atividades diversas e que, devido à doença, tem sua rotina quebrada. Ele precisa de muito mais do que diagnóstico e medicamentos, precisa de uma abordagem multidisciplinar que o acolha e o encoraje a lutar por sua qualidade de vida.

Nas DIIs, os problemas podem ir muito além do intestino, da diarreia… São necessidades cirúrgicas, psicológicas, sociais… 

Faz-se necessário que os profissionais de saúde, em especial, o médico, adotem uma postura humanitária e acolhedora na sua relação com os pacientes, na qual o acolhimento seja realizado mediante uma comunicação construtiva, que considere o usuário como um ser humano capaz de dialogar sobre suas necessidades no exercício do direito à saúde, baseando-se numa relação geradora de vínculo e de responsabilização.

Página do Evento no Facebook: II Seminário FarmAle de DII

📌 Abaixo como foi a programação:

★ 9:20 h – Estreitando os laços entre médico e paciente promovendo a adesão – Dr Carlos Frederico Porto Alegre, Gastroenterologista – RJ

★ 10:00 h – Cuidados com as fístulas e a ostomia na DII – Dra Tania Lima, Estomaterapeuta – RJ

★ 10:30 h – Impacto na qualidade de vida do paciente com DII. Dra Júlia Assis, Cirurgiã Dentista, Presidente da ALEMDII – MG

★ 11:00 h – Gastronomia Empoderando o Paciente – Dra Letícia Tavares, Nutricionista – RJ

★ 11:30 h – Resiliência – Dra Raquel Canabarro, Psicóloga – RJ

★ 12:00 h – Criação de Grupo e Associações de Pacientes – a visão do médico – Dra. Bianca Schiavetti, Gastroenterologista – SP

★ 12:40 h – II Prêmio Farmale de Empoderamento

★ 13:00 h – Sorteios e Confraternização

★ 14:00 h – Encerramento

📌Os apoiadores que acreditam no poder e importância da informação promovendo o empoderamento para a a melhoria da qualidade de vida dos pacientes:

ALEMDII Associação do Leste Mineiro de Portadores de DII
Anjos Da Guarda Associação
ABCD – Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn
Artrite Reumatoide
CIT RJ
Clínica By Care
Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/RJ
Compartilhando a AR
FreeCô
Gadiibs – Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa
Gastronomia na Promoção da Saúde – UFRJ
GRUPAR-RP
Multi Me
Nestlé
#ProgramaSomosTodosRaros –https://goo.gl/JRA1fz
Registros de uma Crohnista

Mais registros em breve e os vídeos das palestras também no Canal Farmale!
Visite aqui a página no Facebook, o Instagram Farmale e o Canal Farmale!
Não esqueça de curtir a página para saber de todas as atualizações do blog!
Compartilhe essa informação com alguém que possa estar precisando dela!
O Farmale é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.
O Farmale é o blog oficial da ALEMDII – Associação do Leste Mineiro de Doenças Inflamatórias Intestinais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui