Noticiado em diversos jornais pelo mundo o caso de uma mulher inglesa, que pensava que sofria da doença de Crohn, tinha, afinal, pedaçoes de um pacote de ketchup preso nas paredes do intestino.

A paciente, de 41 anos, apresentava episódios de dor abdominal e inchaço que chegavam a permanecer durante três dias seguidos, levando os médicos a diagnosticar, há seis anos, doença de Crohn, uma doença inflamatória crônica do intestino. Manifesta-se normalmente por dores abdominais, diarreia e perda de peso.

No hospital Wexham Park , em Slough, os médicos acabaram por decidir que a cirurgia era a única opção depois da doente não ter respondido ao tratamento padrão, como se pode ler num estudo do caso, publicado na revista científica “British Medical Journal”. Durante a operação, os médicos encontraram uma massa inflamada no intestino delgado, provocada por dois pedaços de plástico de uma embalagem de ketchup.Após a operação, os sintomas desapareceram. A paciente sentiu melhorias e os episódios de dor não se repetiram.

A equipe de médicos, citada pelo “The Guardian”, explica que se trata do primeiro caso do gênero. “É importante considerar alternativas cirúrgicas em pacientes com diagnóstico de doença de Crohn”, disseram
FONTE: Jornal de Notícias/Portugal 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui