Uma manifestação extraintestinal rara de doença de Crohn metastática

Já publicamos sobre doença de Crohn metastática no site da ALEMDII, clique para você ler mais: Manifestações Extraintestinais Dermatológicas.

A doença de Crohn (DC) metastática, é um tipo de manifestação extraintestinal rara que pode apresentar-se em manifestações ginecológicas com difícil diagnóstico, sendo necessária abordagem multidisciplinar.

O que se sabe?

  • A doença de Crohn vulvar metastática é uma entidade rara de difícil diagnóstico.
  • Em 25% dos casos pode preceder o diagnóstico intestinal da doença de Crohn
  • Inchaço labial assimétrico e edema é a apresentação mais comum da doença de Crohn vulvar metastática.
  • O tratamento é muitas vezes difícil e precisa de uma abordagem multidisciplinar e uma combinação de diferentes terapêuticas.

A DC metastática é definida como tendo lesões granulomatosas da DC em uma área não adjacente ao trato gastrintestinal. As lesões do Crohn vulvar ocorrem em um número muito pequeno de mulheres com DC, aproximadamente 2%. Pode ocorrer tanto como extensão direta da região perineal quanto por doença metastática.

Em 25% dos casos pode preceder o diagnóstico de DC, o que complica a situação e muitas vezes acarreta em atraso no diagnóstico causando morbidade física, mental e social significativa ao paciente, requerendo uma abordagem multidisciplinar.

Fonte: Das, Debajit et al. “Metastatic Vulvar Crohn’s Disease-A Rare Case Report and Short Review of Literature.” Indian journal of dermatology vol. 61,1 (2016): 70-4. doi:10.4103/0019-5154.174028.

Tradução – Alessandra de Souza https://www.farmale.com.br/, Blog OficialALEMDII

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui