Quem me conhece bem, sabe da minha paixão pelo método Montessori criado pela Médica, Educadora e visionária Maria Mentessori. Para quem não conhece, trago aqui dois trechos com uma boa explicação sobre o ambiente preparado para a criança. As fontes que selecionei são confiáveis e oferecem mais informações sobre esse método encantador.

“O primeiro passo para a montagem de um quarto infantil é adotar o ponto de vista da criança. Aquilo que ela puder acessar deve ficar ao nível de suas mãos. Os brinquedos dela são dela, e podem ser deixados em prateleiras baixas o suficiente para que os alcance. O mesmo se pode dizer de suas roupas. Se queremos que a criança se vista sozinha um dia, e saiba escolher o que vestir, devemos deixar pelo menos algumas de suas peças disponíveis para o acesso. (…)
Quando o bebê é pequeno, muitos pais gostam de proteger este colchão com almofadas, em volta, para que a criança não corra o risco de cair durante a noite. É uma ideia que pode ser boa, especialmente se o piso é frio, mas que não é essencial uma vez que a criança ultrapasse os primeiros meses de vida. Em nenhum momento uma cerca é necessária. A criança não precisa ficar presa se o quarto for adequado a ela, basta que fique segura. Até a possibilidade de cair é importante, porque a criança aos poucos aprende a controlar seu corpo durante o sono – Durante o dia, deixe a cama sem proteção alguma, para que seja fácil para seu filho subir e descer da cama quando desejar.”
Fonte: http://larmontessori.com/2012/11/12/o-quarto-montessoriano/

“Berços, segundo Maria Montessori, são limitadores de movimento, de exploração nata das crianças. Se elas querem pegar algo, ou escalam o berço (e correm o risco de caírem no chão), ou choram ou chamam suas mães. Um colchão no chão ou uma cama de altura baixa possibilitaria a sua locomoção e exploração do universo e ganho de autonomia.
Esse é o ponto « X » da questão. A pedagogia montessoriana entende que a criança deve habituar-se à cama desde cedo, sendo interessante a utilização de um colchão no chão. Assim, haverá menos obstáculos para ela entrar e sair sozinha; ela desenvolvera, desde cedo, a noção do espaço e sua delimitação. A aquisião de autonomia, o ir e vir, sera naturalmente estimulada. Sem contar que, com o tempo, seria um facilitador para ela aprender e arrumar a propria cama.”
Fonte: http://montessoriefamilia.blogspot.com.br/2012/05/um-outro-conceito-sobre-quartos-de.html

Encontrar lojas que vendam móveis nesse estilo, não é fácil, mas a loja Marré Deci, parceira do blog, que trabalha com roupas para bebês e crianças, está com uma linha de móveis inspirados em montessori. Preciso dizer que amei? São móveis de fácil montagem e feitos sob medida.

O link para vocês conhecerem e se encantarem é esse aqui: http://migre.me/sPW95 

Eu estou apaixonada por essa cama!

Disponível em 3 tamanhos

Disponível com detalhes nas cores vermelho, azul, amarelo, verde e cru
– Material da estrutura – compensado de 15mm
– Acabamento com verniz poliuretano de alta resistência
Vantagens:
– Compacta e muito leve para mudança de lugar
– Fácil montagem e desmontagem
– Desmontada cabe em qualquer cantinho
Pode ser desmontada e levada para qualquer lugar ou guardada em algum cantinho discreto da sua casa. Em 3 tamanho diferentes. 
Para colchão de berço, médio ou solteiro. 
Em compensado de 18mm é resistente, muito fácil e divertida de montar.
Tamanhos:
Berço 1,30 x 0,70 m
Médio 1,50 x 0,70 m

Solteiro 1,88 x 0,88 m

Siga nas redes sociais:
error

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui