Relação entre dieta, nutrição e Doença Inflamatória Intestinal

O sistema gastrintestinal

Para entender a relação entre dieta, nutrição e DII, é útil saber como o trato gastrintestinal processa o alimento que comemos. O trato GI consiste de uma série de órgãos: começa pela boca, seguido pelo esôfago, estômago, intestino delgado, cólon, reto e ânus.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os papéis do sitema GI são:

  • Digestão – quebra dos alimentos
  • Absorção de nutrientes e água
  • Eliminação de resíduos

O efeito da DII sobre a digestão

Em pessoas com DII, a inflamação nos órgãos do trato GI pode afetar o processo de digestão. A inflamação no intestino delgado da pessoa com doença de Crohn pode interferir na digestão (quebra dos alimentos) e absorção dos nutrientes. Alimentos digeridos de forma incompleta que passam através do cólon podem causar diarreia e dor abdominal. No indivíduo com retocolite ulcerativa, o intestino delgado funciona normalmente, mas o cólon inflamado não absorve água adequadamente, o que resulta em diarreia, maior urgência para evacuar e aumento da frequência das evacuações.

Fonte: Manual de Nutrição, Dieta e Doença Inflamatória Intestinal – Crohn’s & Colitis Foundation of America. ABCD – Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e doença de Crohn. Nestlé Health Science.

Visite aqui a página no Facebook, o Instagram Farmale e o Canal Farmale! Não esqueça de curtir a página para saber de todas as atualizações do blog!
Compartilhe essa informação com alguém que possa estar precisando dela!
O Farmale é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento.
O Farmale é o blog oficial da ALEMDII – Associação do Leste Mineiro de Doenças Inflamatórias Intestinais
Siga nas redes sociais: