Gratificante: característica do que gratifica, que é capaz de causar certa satisfação ou acarreta algum tipo de contentamento interior.

Assim eu defino o I Encontro Farmale:

GRATIFICANTE!

Quando pensei em realizar um encontro de pacientes no mês de maio, minha intenção era que pudéssemos estreitar laços, conhecer mais pessoas com doença de Crohn ou retocolite ulcerativa e nos sentíssemos acolhidos.

Saber que não estamos sós nessa estrada das doenças crônicas, onde o futuro é incerto. 

Saber que temos companheiros que podemos contar para um abraço, uma palavra amiga.

E foi assim no I Piquenique DII, eu conheci muitos companheiros que hoje fazem parte dos meus pensamentos. Agora, quando penso em um novo projeto para o blog, penso em todos que estiveram comigo, em todos que acompanham o blog, que curtem a página do blog no Facebook, que deixam mensagens pelo Whats App, Messenger. Buscam dicas ou alguma orientação comigo, trazem sugestões e dividem suas dores comigo.  Hoje não tenho somente pessoas com DII seguindo o blog, tenho pessoas com  outras doenças que se sentiram acolhidas de alguma maneira dentro da proposta que venho apresentando no blog: empoderar pacientes.

Assim foi mais um encontro do blog Farmale, muita informação importante sobre as doenças inflamatórias intestinais através da Dra Giovana Zibetti que preparou uma apresentação especialmente para o I Encontro Farmale. Além de levar informações importantes sobre as DII, a Dra Giovana compartilhou um pouco da sua experiência com o Mindfullness, uma prática meditativa que refere-se à capacidade de prestar atenção, no momento presente, a tudo que surge interna ou externamente, sem a realização de julgamentos ou o desejo de que as coisas sejam diferentes. E que o isso tem de importante para nós? O estar atento, focado, presente, sem julgamentos e desejo de mudar aquilo que não dá para mudar (doença crônica).
Conseguiu perceber de que maneira o Mindfullness pode nos ajudar? Com a aceitação! Aceitação refere-se a um processo ativo no qual o indivíduo admite o que acontece consigo sem se apegar aquilo que gostaria que fosse (não ter uma doença crônica, estar curado). Trata-se de compreendermos a realidade percebendo o aparecimento inevitável de pensamentos, sentimentos e sensações sem evitá-los, rechaçá-los ou julgá-los. Percebe agora como está tudo muito conectado? O Mindfullness ajudando nesse porcesso de aceitação.
Sendo assim, o I Econtro Farmale conseguiu atingir mais um objetivo proposto pelo blog Farmale: compartilhar informações e que estas informações possam servir como ferramentas para o nosso bem estar mental e físico.

Tenho recebido já o retorno daqueles que estiveram presentes assim como já vi muitas fotos e claro que já me emocionei porque isso tudo é muito, muito gratificante e estimulante! Esse encontro foi organizado com muito carinho e dedicação para que todos nós pudessemos entender melhor a nossa condição, aceitar e perceber que não estamos sozinhos.

Precisamos fortalecer cada vez mais esses laços! Algumas coisas boas a doença trouxe, a amizade e companheirismo, são algumas delas.

Mais uma vez deixo aqui meus agradecimentos:

 

  • CITRJ – Centro de Infusões e Terapias, muitíssimo grata com o apoio e por acreditarem no empoderamento dos pacientes.
  • Dra Giovana Zibette fiquei muito honrada com a sua presença! Além de todas as informações fundamentais sobre as DII, também compartilhou dicas sobre bons hábitos alimentares e proporcionou uma experiência prazerosa de relaxamento com o Mindfullness.
  • Dr Marcelo Caldeira, muito obrigada pela confiança, incentivo, apoio e amizade!
Teremos outros encontros e em breve mais novidades aqui no blog!
Acompanhe o blog também pelo Instagram, Twitter e Facebook:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui