A retocolite ulcerativa (RCU) pertence a um grupo de doenças conhecidas como doenças inflamatórias intestinais (DII)

A RCU é uma doença crônica inflamatória do cólon (intestino grosso) que frequentemente ocorre nos adolescentes e adultos jovens, mas que também pode ocorrer em outros indivíduos.

Os sintomas podem incluir dor abdominal, urgência evacuatória, diarreia e sangue nas fezes. A inflamação começa no reto e pode se estender até o cólon de maneira contínua. Embora não haja uma cura conhecida, há muitas terapias efetivas para manter a inflamação sob controle.

Ao ler sobre doenças inflamatórias do trato gastrointestinal, você precisa saber que a retocolite ulcerativa não é a mesma coisa que a doença de Crohn, outro tipo de DII. Os sintomas destas duas doenças são bastante similares, mas elas afetam áreas diferentes do corpo. A doença de Crohn pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal, enquanto a retocolite ulcerativa está limitada ao cólon, também chamado intestino grosso. A doença de Crohn pode afetar toda a espessura da parede intestinal, enquanto a retocolite ulcerativa só envolve a camada mucosa (interna) da parede intestinal. E, por último, na doença de Crohn, a inflamação não necessariamente afeta o intestino de modo contínuo, e alguns segmentos podem permanecer saudáveis entre as áreas afetadas pela doença. Na retocolite ulcerativa, este fato não ocorre. Somente em 10% dos casos as características da retocolite ulcerativa e da doença de Crohn são difíceis de diferenciar. Nestes casos chamamos de indeterminada.

Fonte: Viver com a Retocolite Ulcerativa, folheto da ABCD

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui