Amanhã dia 07/04 e dia 08/4 acontecerá a 96ª Reunião da Conitec e teremos uma pauta em especial:

Apreciação inicial do citrato de tofacitinibe para tratamento de pacientes adultos com retocolite ulcerativa ativa moderada a grave com resposta inadequada, perda de resposta ou intolerância a corticosteroides, azatioprina e 6-mercaptopurina.

Estarei presente sendo a voz o do paciente, on-line, nessa reunião da Conitec no espaço “Perspectiva do Paciente”, com a finalidade de oferecer a visão do usuário do SUS. Essa é uma reunião de apreciação inicial da tecnologia em avaliação (citrato de tofacitinibe), que antecede a consulta pública. Também é a ocasião em que o Plenário da Conitec faz a recomendação preliminar da demanda.

A proposta “Perspectiva do Paciente” visa estimular a participação social no processo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), uma vez que todos os aspectos ligados à vida real trazem considerações importantes para esse processo.

Acompanhe o andamento das pautas da Reunião da Comissão em: conitec-em-tempo-real.

Foram alguns dias de reuniões com a equipe da Conitec, assistindo vídeos de outras participações de pessoas que foram voluntários (as) na “Perspectiva do Paciente”, preparação junto com minha grande amiga Júlia Assis, que acompanhou todo o processo, já que ficou como minha suplente, do material que irei apresentar. Somente agora consegui acalmar a ansiedade de ser a voz dos pacientes com retocolite ulcerativa e vir aqui compartilhar com vocês essas informações. Mais uma vez sendo a voz do paciente de RCU em um momento importante para inclusão de uma nova medicação e vem a lembrança a todo momento da minha voz embargada na reunião da ANS para a inclusão das terapias biológicas para RCU. Meu coração está cheio de esperança que possamos ter um PCDT digno e justo depois de tantos anos sem atualização que impactou e ainda impacta negativamente na jornada do paciente com RCU.

Fontes:

Reuniões Conitec
Perspectiva do Paciente
Pautas da Conitec

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui