Policlínica organiza reunião com pacientes do núcleo de Manilha/Itaboraí

Objetivo é levar conhecimento aos usuários do polo

A Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira Filoco, em Manilha, realizou, na última semana, uma reunião com os pacientes do Polo de Ostomizados, do Núcleo Regional de Itaboraí. Segundo a Prefeitura, o encontro contou com profissionais das áreas de Direito e Saúde, com o intuito de levar conhecimento aos usuários do Polo.

Além disso, informou que os pacientes ainda foram surpreendidos com uma linda mesa de café da manhã e distribuição de chaveiros de feltro em formato de borboleta, símbolo dos Ostomizados.

O secretário de Saúde, Júlio César Ambrósio, ressaltou a importância da Policlínica e elogiou o trabalho dos funcionários da unidade de saúde.

“Esta equipe tem revolucionado o atendimento na Policlínica e isso muito alegra a gestão. Hoje, este Polo tem uma nova diretriz, que é beneficiar cada vez mais o usuário. E esta reunião é uma forma de agregar valores e conhecimentos para vocês”, disse o gestor da pasta

Segundo o Executivo, além do município de Itaboraí, o Núcleo Regional dos Ostomizados atende os municípios de Tanguá, Rio Bonito, Silva Jardim e Maricá. Os pacientes cadastrados, que realizaram procedimentos cirúrgicos para exteriorizar os sistemas digestivos ou urinários, receberam um kit contendo 10 bolsas coletoras de fezes (colostomia) e/ou urina (urostomia) e materiais como gases, luvas, creme barreira (para higienização da pele), lenços, pó cicatrizante e outros itens.

A Ostomia é intervenção cirúrgica que permite criar comunicação entre o órgão interno e o exterior, com finalidade de eliminar os dejetos do organismo. Pacientes portadores de traqueostomia e os que usam cateteres ou sondas também são considerados ostomizados.

Fonte: O São Gonçalo

Saiba mais sobre ostomia: www.farmale.com.br/category/ostomia/

Visite aqui a página no Facebook e o Instagram Farmale!
Não esqueça de curtir a página para saber de todas as atualizações do blog!
Compartilhe essa informação com alguém que possa estar precisando dela!
O Farmale é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui