A matéria não é muito completa, posso afirmar que é bem superficial perto do que nós, com doença inflamatória intestinal (DII), passamos ou conhecemos, mas vale como um resuminho sobre evacuar com dor. Vou aproveitar e contar um pouco dessa minha vivência de evacuar com dor. Eu tive muitas fissuras anais antes de fechar meu diagnóstico de doença de Crohn e posso te afirmar que é um horror! Dói tanto que a gente perde a coragem de evacuar. Depois vieram outras crises, as cirurgias e o problema sempre voltava. Hemorroida também tive algumas vezes e quando tenho muita diarreia ela volta a atacar e é outro motivo que dá desânimo para evacuar também. Fístula nunca tive, mas sei por relatos de amigos que é outro horror também, certamente bem pior que fissura e hemorroida, pelo que sei. Mesmo o texto da revista Saúde ser bem superficial, resolvi compartilhar para que você, com DII, veja que esse lance de problemas com a saída do cocô, deixa qualquer um enfezado. 


Hemorroidas
As veias anais ficam inflamadas e doloridas. Higiene, remédios e cirurgia resolvem o dilema.
Leia também: Hemorroida tem cura!
Fissura
Ocorre um pequeno corte no revestimento do ânus. Dá pra usar pomadas e evitar alguns alimentos.
Fístula
É a abertura de um canal infeccionado entre a pele e o ânus. É preciso recorrer a uma operação.
Incontinência
Há descontrole na eliminação de fezes. A encrenca aumenta entre os jovens por erros dietéticos.
Câncer
Tumores que crescem ali geralmente são confundidos com hemorroidas. São 348 mortes/ano no Brasil.
Oxiúros
Esses vermes chocam seus ovos no ânus do ser humano. Mas tem um medicamento que acaba com todos eles.

Problemas psicológicos
Existe uma conexão estreita entre o sistema digestivo e o cérebro. Para ter ideia, nós possuímos 500 milhões de neurônios no intestino, que produzem 90% de toda a serotonina — neurotransmissor relacionado à sensação de bem-estar — do nosso corpo. É por isso que a dificuldade de defecar nos irrita. Aliás, o termo “enfezado” quer dizer, literalmente, “cheio de fezes”. “No caminho inverso, é comum notar em indivíduos estressados e nervosos constipação ou diarreia”, observa a coloproctologista Sonia Yusuf, do Hospital Santa Cruz, em São Paulo. Pois é, desarranjos abdominais às vezes exigem aconselhamento psicológico.

Fonte: Saúde
Tem um texto bem bacana com video sobre fissura anal aqui no blog: FISSURA ANAL – TRATAMENTO E SINTOMAS
Visite aqui a página no Facebook. Não esqueça de curtir a página para saber de todas as atualizações do blog!

Compartilhe essa informação com alguém que possa estar precisando dela!

O Farmale é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui