Como pacientes e profissionais de saúde podem construir juntos uma comunicação efetiva que seja boa e auxilie a ambos?

De modo geral, quem procura atendimento em saúde encontra-se com algum desconforto. Isto já traz à cena inseguranças, receios, expectativas e muitas dúvidas que os profissionais de saúde precisam estar preparados para manejar e acolher.
 
É muito importante que usuários do sistema de saúde saibam que é esperado que façam perguntas e procurem melhor compreender o que se passa na presença de algum problema de saúde. Muitas vezes por dúvida, desconhecimento, vergonha ou ansiedade, os pacientes não indagam sobre sua condição de saúde quando numa consulta médica ou com qualquer outro profissional de saúde (enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, etc.).
Enquanto alguns pacientes são bastante proativos durante uma investigação diagnóstica ou um tratamento, outros não sabem ao certo o que perguntar, quando e como. Mas todos podem aprender. O papel do profissional de sáude é procurar orientá-los da melhor maneira possível. Podem encorajá-los a uma maior participação no cuidado com sua saúde. Devem informá-los, por exemplo, que eles podem levar anotadas em um papel, no celular ou no computador, as suas dúvidas. Também podem e deveriam anotar as orientações mais importantes que o médico lhes passou, como medicamentos a utilizar, exames a fazer e precauções a tomar, dentre outros.

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