Na maioria dos casos o quadro da pele vem antes do quadro das articulações

🤚A Psoríase é uma doença crônica autoimune que afeta a pele e unhas e pode também acometer as articulações. Na maioria dos casos o quadro da pele vem antes do quadro das articulações (média de 8 anos).
➕O acometimento das articulações pode acontecer de várias maneiras com dores, inchaços e pode inclusive causar deformidades e sequelas irreversíveis se não tratado precocemente.

↪️Estudo de revisão recente analisou dados de 266 estudos, avaliando 976.408 pacientes com psoríase na pele. Desse total em média 19,7% dos pacientes apresentavam artrite psoriásica. Não foram observadas diferenças significativas de acordo com o sexo dos pacientes.
⚠️Ou seja, se você tem psoríase na pele (ou tem parentes de primeiro grau com psoríase) e apresenta dor nas articulações e/ou na coluna, procure um reumatologista para ser avaliado!


Fontes:
www.instagram.com/reumatologistasalvador
Prevalence of psoriatic arthritis in patients with psoriasis: A systematic review and meta-analysis of observational and clinical studies.Farzad Alinaghi, Monika Calov e colaboradores. J Am Acad Dermatol. 2019 Jan; 80(1):251-265.e19.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui