Será que existe uma “escala de progressão de biológico”?

Recebi uma dúvida sobre o Stelara que já vi em relação a outros medicamentos biológicos sobre “escala de biológicos” e então, convidei a Gastroenterologista Dra Bianca Schiavetti para responder:

Hoje no Brasil temos 5 medicações aprovadas para o tratamento da Doença de Crohn, divididas em 3 classes terapêuticas diferentes:

  • Anti-TNF
  • Anti-integrina
  • Anti-interleucina

Todos custeados pelas operadoras de saúde por estarem no rol da ANS mas somente os anti-TNF são custeados pelo SUS por estarem no PCDT.

Embora ainda não tenhamos disponíveis exames que determinem qual é a via inflamatória de cada paciente, hoje conseguimos tentar triar qual possivelmente será a melhor escolha para iniciar o tratamento. Comprovadamente há maior chance de resposta no primeiro medicamento utilizado.

Alguns fatores nos fazem decidir na escolha de qual classe e qual medicamento prescrever em cada caso, mas TODOS os cinco podem ser usados em pacientes virgens de tratamento biológico. Não existe uma “escala de progressão de biológico”. Portanto, o Stelara (Ustequinumabe) pode sim ser usado como primeira escolha de biológico e com excelentes resultados, mas em caso de não haver resposta qualquer outro poderá ser prescrito como segunda opção.

Dra Bianca Schiavetti: Título de Especialista pela FBG – Federação Brasileira de Gastroenterologia, Coordenadora da Regional SP (Capital, ABC e Baixada) do GEDIIB – Grupo de Estudo da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil, Presidente do GADIIBS – Grupo de Apoio das Doenças Inflamatórias Intestinais da Baixada Santista.

Agradeço a Dra Bianca Schiavetti pela contribuição em responder uma dúvida enviada a mim sobre o uso de medicamento biológico. Já disse isso uma vez e volto a repetir que eu desejo uma Dra Bianca para todos os pacientes de DII.

Você também uma dúvida? Envie para contato@farmale.com.br

Visite aqui a página no Facebook, o Instagram Farmale e o Canal Farmale! Não esqueça de curtir a página para saber de todas as atualizações do blog!
Compartilhe essa informação com alguém que possa estar precisando dela!
O Farmale é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento.
O Farmale é o blog oficial da ALEMDII – Associação do Leste Mineiro de Doenças Inflamatórias Intestinais
Siga nas redes sociais: