Blog Oficial Alemdii

Roda de conversa com ostomizados em Tocantins

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Autocuidado eficiente, sexualidade e aspectos psicológicos foram temas no CER

Os efeitos causados nos pacientes que precisam enfrentar uma ostomia após uma cirurgia, podem ser devastadores, pois não exercem apenas influência física e fisiológica, afetam a esfera emocional e social. Pensando nisso o Centro Especializado em Reabilitação (CER), promoveu nesta segunda-feira  5, uma Roda de Conversa com os ostomizados, no auditório do Ministério da Saúde, afim de orientá-los para essa nova situação.

Na roda de conversa foram abordados os temas, “Os Desafios do Autocuidado de Pacientes Oncológicos Ostomizados”, com o médico oncologista Ricardo Rodrigues de Souza; “A Percepção do Paciente Portador de Ostomia com Relação a sua Sexualidade”, com a enfermeira Sâmia Chabo e também “Orientações Psicológicas e Capacidade Reativa de Pessoas Ostomizadas e seus Familiares”, com o psicólogo do CER Rafael, além de momentos de descontração e socialização.

A supervisora técnica do CER, Dayanna Ferreira de Souza Marin, explica que em algumas situações os pacientes não enfrentam apenas a situação traumática de um corpo modificado cirurgicamente, mas precisam receber informação adequada. “É promovendo o autocuidado que facilitamos a vida cotidiana dos pacientes e cuidadores na responsabilidade pelo estoma. Temos uma equipe multiprofissional que atende os pacientes de acordo com a necessidade de cada um”.

Segundo o médico oncologista Ricardo Rodrigues de Souza é muito importante os pacientes terem orientações sobre ostomia, pois muitos não recebem essa orientação. “É importante eles participarem dessa roda de conversa e ter esse grupo para trocar experiências entre eles e também para ter o ensinamento de como funciona, de que pode sim ter uma vida normal, apesar da mudança.”

A senhora Alcira Araújo Pinto, de 75 anos relata que colocou a bolsa em 2008 após procedimento cirúrgico. “Graças a Deus nunca tive problema com a bolsa, convivemos bem e é necessário para minha saúde. Só tenho a agradecer ao doutor Ricardo e toda a equipe do CER que cuida muito bem da gente.”

O que é uma Ostomia

A ostomia é uma cirurgia para construção de um novo trajeto para saída das fezes ou da urina. Essa intervenção cirúrgica pode ser usada para criar uma abertura de eliminação das fezes, chama de ostomia digestiva, ou da urina, conhecida como ostomia urinária.

Fonte: Secretaria da Saúde To

Tradução »

Doe sua história

Cadastre-se

E fique por dentro de nossas novidades!

[sibwp_form id=2]

Nós siga nas redes sociais e curta a página.

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.