“Saiba o que é a doença de Crohn e evite um futuro diagnóstico”

O título dessa matéria certamente vai chamar a atenção de muitas pessoas… “evite um futuro diagnóstico”. Será que dá para evitar? Sinto muito , mas não dá, pois não existe, ainda, uma causa definida para você ter doença de Crohn ou retocolite ulcerativa. Existem estudos sobre a genética, microbiota, mas bater o martelo e afirmar a causa, ainda não. Sendo assim, acredito que o título pode estar alertando para que o diagnóstico não seja tardio, pois quanto antes você começar o tratamento, maiores são as chances de você melhorar e entrar em remissão.  Você pode conferir tudo isso que escrevi aqui em sites confiáveis como da ABCD e do GEDIIB, por exemplo.

A doença de Crohn é crônica. Não sabemos qual é a sua causa. Os medicamentos disponíveis atualmente reduzem a inflamação e habitualmente controlam os sintomas, mas não curam a doença. ABCD.ORG.BR

Agora vamos ver as dicas da matéria

“Conheça melhor os sintomas e as causas desta doença”. Lá vem a matéria novamente insistir nas “causas”, mas se você for bem atento e crítico durante a leitura, verá que não existe causa:

“Há muito tempo que se ouve falar da doença de Crohn, até mesmo entre algumas celebridades que padecem deste mal. No entanto, sabe o que significa e quais são as causas (?) ou os sintomas? 

Doença de Crohn – Segundo a Mayo Clinic, é uma doença inflamatória intestinal que causa a inflamação do trato digestivo. Pode causar dores abdominais, diarreia, fadiga, perda de peso e má nutrição.

Dores – Esta doença pode ser extremamente dolorosa e levar a complicações que possam colocar a vida em risco.

Febre – Um dos sintomas da doença é a febre alta.

Fadiga – Poderá também sentir uma enorme fadiga ou cansaço.

Dor – Dores abdominais e cólicas dolorosas são outros dos sintomas.

Úlceras – O aparecimento de aftas e de úlceras também são alguns dos sintomas da doença.

Comida – A perda de apetite pode ser outro sinal da doença.

Peso – A perda de peso de forma inexplicável poderá estar associada à doença de Crohn.

Dor – A dor na zona próxima ao ânus é um dos sintomas.

Pele inflamada – Os portadores da doença poderão notar que têm uma inflamação na zona ao redor dos olhos, ou até mesmo em outras zonas da pele.

Procure um médico imediatamente caso sinta algum desses sintomas.”

Então, você encontrou a causa da doença de Crohn na matéria? Não. Matérias com títulos alarmantes são muito comuns no campo doença/saúde e infelizmente conseguem se espalhar rapidamente contribuindo com o lado negativo das redes sociais, a desinformação. Fica aqui então esse alerta para que você saiba utilizar melhor as informações que encontra pela internet. Lembre-se, a melhor fonte de consulta deve ser o seu médico, fortaleça o laço entre vocês, leve suas dúvidas e sintomas anotados para a consulta, pois você pode esquecer algo, não saia do consultório com dúvidas. As redes sociais podem ajudar sim, mas precisamos ser críticos com toda essa informação que é compartilhada.

Infelizmente a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa são doenças crônicas sem cura e causa definida, mas existe tratamento e muitas pessoas então em remissão. Entendo que não é fácil aceitar, mas negar a doença não vai ajudar, então, se estiver difícil, procure a ajuda de Psicólogo ou Psiquiatra, são profissionais que poderão te ajudar nessa jornada.

Fonte da matéria: Notícias ao Minuto

Visite aqui a página no Facebook, o Instagram Farmale e o Canal Farmale!
Não esqueça de curtir a página para saber de todas as atualizações do blog!
Compartilhe essa informação com alguém que possa estar precisando dela!
O Farmale é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.
O Farmale é o blog oficial da ALEMDII – Associação do Leste Mineiro de Doenças Inflamatórias Intestinais
Siga nas redes sociais: