Causas das doenças inflamatórias intestinais – doença de Crohn e retocolite ulcerativa

Ninguém sabe ao certo o que causa a doença de Crohn ou a retocolite ulcerativa, mas os  especialistas acreditam que vários fatores, atuando em conjunto, podem levar ao desenvolvimento
dessas doenças.

Estes são alguns dos fatores que podem levar ao aparecimento das doenças inflamatórias intestinais:

  • Genes – Estudos demonstraram que de 5,2% a 22,5% dos indivíduos afetados podem ter um parente de primeiro grau (pais/filho, irmãos) com uma dessas doenças. Os genes obviamente desempenham um papel importante, apesar de nenhum padrão específico
    de herança ter sido identificado ainda. Isso significa que, neste exato momento, não há como
    identificar quais membros da família poderão desenvolver uma doença inflamatória intestinal. Vários genes com a possibilidade de desempenhar este papel foram identificados.
  • Fatores ambientais – Vírus, bactérias e outros fatores foram estudados, porém, sem resultados conclusivos. Os pesquisadores têm se concentrado nos elementos da microbiota intestinal.
  • Reações imunológicas inadequadas – Os cientistas continuam estudando se alguma falha no sistema imunológico dos pacientes – talvez iniciada por um fator ambiental – poderia resultar em uma cascata inflamatória descontrolada.

Embora os pesquisadores continuem estudando as possíveis causas dessas enfermidades, algumas já foram descartadas, inclusive tensão, ansiedade, traços da personalidade ou fatores nutricionais. Além disso, as doenças inflamatórias intestinais não são consideradas contagiosas.

Fonte: Guia de Cuidados na Infância com DII

Visite aqui a página no Facebook, o Instagram Farmale e o Canal Farmale! Não esqueça de curtir a página para saber de todas as atualizações do blog!
Compartilhe essa informação com alguém que possa estar precisando dela!
O Farmale é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento.
O Farmale é o blog oficial da ALEMDII – Associação do Leste Mineiro de Doenças Inflamatórias Intestinais
Siga nas redes sociais: