Dia 22 de maio comemora-se o Dia do Ostomizado no estado do Rio de Janeiro de acordo com a Lei 3121 de 25 de novembro de 1998

Quando uma data é inserida no calendário oficial a intensão principal é a visibilidade seguida da conscientização das pessoas sobre determinado assunto. Aqui no blog tem uma coluna sobre ostomia em parceria com Alessandra Castro, Enfermeira, autora do livro Registros de Uma Crohnista, ostomizada e com doença de Crohn. O link da coluna é este: www.farmale.com.br/category/ostomia/ e se você tiver alguma dúvida sobre o assunto, pode enviar para alessandra@farmale.com.br que teremos o maior prazer em ajudar.

O que é uma ostomia

Ostoma, ostomia, estoma ou estomia são palavras que possuem o mesmo significado, derivado do grego em que “osto” é boca e “tomia” abertura.

Há vários tipos de ostomias e recebem o nome conforme o órgão que participa deste tipo de derivação (desvio)

Estomas do tubo digestivo são comunicações diretas de qualquer víscera oca com a superfície do corpo; por exemplo: esôfago (esofagostomia); estômago (gastrostomia); jejuno (jejunostomia); íleo (ileostomia) e o cólon (colostomia).

Elas podem ser de caráter temporário ou definitivo. Isto equivale dizer que um paciente poderá permanecer somente alguns meses utilizando este tipo de “desvio” ou deverá utilizá-lo pelo resto da vida.

Ostomia e Doenças Inflamatórias Intestinais

A ostomia é uma opção no tratamento das DII quando os medicamentos já não conseguem manter o paciente com qualidade de vida. E claro que a ideia de ficar ostomizado gera uma ansiedade muito grande e muito medo também. Mas tudo isso pode ser amenizado quando conhecemos melhor o motivo, o procedimento e detalhes de todo esse processo.
Como a Doença de Crohn e a Retocolite inflamam a mucosa interna dos intestinos em pontos variáveis, pode acontecer casos em que os medicamentos não conseguem tratar essa inflamação e ela sempre retorna ou simplesmente nem vai embora. Com isso, após várias cicatrizações nessa mucosa, a passagem vai estreitando e forma uma estenose naquele ponto determinado do intestino. Pode haver dificuldade na passagem das fezes ou até mesmo obstruções. Esse é um caso de necessidade cirúrgica e dependendo do nível da obstrução ou do comprometimento da área afetada no intestino, essa área necessita ser retirada, podendo ou não, levar a uma ostomia, que também pode ser temporária ou definitiva.

Fazendo uma busca pelo Google, achei essa notícia para os ostomizados daqui RJ:

ALERJ aprova o projeto de lei 4.025/18 – Programa de Atendimento ao Ostomizado no RJ

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quinta-feira (10/05), em discussão única, o projeto de lei 4.025/18, da deputada Cidinha Campos (PDT) que cria um programa especial de atendimento a pacientes ostomizados. A proposta segue para o governador Luiz Fernando Pezão, que tem até 15 dias úteis para sancionar ou vetar.

Uma pessoa ostomizada é aquela que precisa realizar cirurgia para abertura ou caminho alternativo para a saída de fezes ou urina – através de bolsas coletoras. Terão direito ao atendimento fornecido pelo programa pessoas que comprovem a condição por meio de laudo e encaminhamento médico e que residam no Estado do Rio. De acordo com a proposta, o atendimento será feito nas unidades de saúde, que entregarão as bolsas coletoras. As instituições deverão cadastrar o paciente, atendê-lo com prioridade e orientá-lo em relação aos cuidados necessários e à higiene adequada.

O material descartável deverá ser oferecido mensalmente a cada paciente da seguinte forma: pelo menos 15 bolsas de colostomia, pelo menos 20 bolsas de ileostomia e pelo menos um kit de placas e bolsas de nefrostomia a cada três dias. “Infelizmente, muitos hospitais não contam com tratamento adequado para essas pessoas. O objetivo da proposta é ajudar no processo de adaptação, reabilitação e aceitação da nova situação, além de apoiar os ostomizados com a distribuição gratuita de bolsas aos cadastrados no programa”, afirmou a autora.

Fontes:

Estomia ou Ostomia?

Ostomia antes da ostomia

Programa de Atendimento ao Ostomizado pode ser criado no RJ

Calendário Oficial do Rio de Janeiro

Visite aqui a página no Facebook e o Instagram Farmale!
Não esqueça de curtir a página para saber de todas as atualizações do blog!
Compartilhe essa informação com alguém que possa estar precisando dela!
O Farmale é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui