A escolha da data para a celebração do Dia Mundial dos Animais ocorreu em 1931, durante uma convenção de Ecologia que aconteceu na cidade de Florença, na Itália. O Dia Mundial dos Animais passou então a ser celebrado todo dia 4 de outubro.

O dia escolhido é o dia em que se celebra também São Francisco de Assis, o santo protetor dos animais e padroeiro da Ecologia.

Apesar da existência da data comemorativa, os direitos dos animais só foram registrados muito tempo depois. A Declaração Universal dos Direitos dos Animais só foi aprovada pela Unesco, que é um órgão da ONU (Organização das Nações Unidas), em 15 de outubro de 1978.

Por aqui vocês já sabem que estou sempre buscando notícias seguras e importantes, então, vou aproveitar a data do Dia Mundial dos Animais para compartilhar com vocês sobre animais domésticos e o risco de contrair ou transmitir o novo novo coronavírus.

Animais domésticos podem contrair ou transmitir o novo coronavírus?

Até a data da entrevista, 26 de junho, havia menos de 25 relatos em todo o mundo de cães e gatos de estimação infectados com SARS-CoV-2, e nenhum relato de animais positivos no Brasil. Isso apesar de, em 9 de junho, o número de pessoas infectadas ultrapassar 6,2 milhões no mundo e mais de 740 mil casos no Brasil. Além disso, nenhum relatório oficial publicado sugere que animais de estimação sejam fonte de infecção para seres humanos.

Há evidências de que as infecções nos animais são geralmente resultado de um contato próximo de pessoas — tutores ou tratadores — infectadas com Covid-19. Mas há pouca ou nenhuma evidência de que os animais domésticos sejam facilmente infectados com SARS-CoV-2. E, considerando que a população mundial de cães e gatos está em torno de 2 bilhões, o número de animais infectados representa menos de 0,001% do total e, por isso, não representa nenhum risco potencial de transmissão para outros animais ou pessoas.

Além disso não há relatos de casos positivos de Covid-19 em animais no Brasil. Leia a entrevista com o médico veterinário Paulo Abilio Varella Lisboa, pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz) com informações detalhadas sobre o assunto.

Fiquem ligados que vou compartilhar mais sobre esse tema, animais e coronavírus, hoje. 

Para assistir e ficar bem informado:

*COrona VIrus Disease (Doença do Coronavírus)

Fontes:
Fiocruz – Animais domésticos podem contrair ou transmitir o novo coronavírus?
Fiocruz – Declaração Universal dos Direitos dos Animais
UOL – Dia Mundial dos Animais marca homenagem aos bichos; saiba a origem da data

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui