Tenho doença de Crohn e meu amigo tem retocolite ulcerativa, queríamos saber se estamos incluídos nos grupos prioritários para vacinação contra COVID-19

Sim se você for um paciente imunossuprimido. Você será, então, incluído no Grupo de Comorbidades Imunossuprimidos do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a COVID-19 do Ministério da Saúde (MS):

  • Indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea;
  • Pessoas vivendo com HIV e CD4 <350 células/mm3;
  • Doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida;
  • Demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias.

 

 

Atenção:

⚠️ É importante ressaltar que todo paciente de DII deve consultar seu médico assistente para decisão compartilhada sobre a vacinação, pois segundo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a COVID-19 do Ministério da Saúde, será necessária a apresentação de prescrição médica para essa campanha de vacinação contra a COVID-19.

Quando, então, pessoas com DII serão vacinas contra a COVID-19?

O Ministério da Saúde definiu uma série de critérios para priorizar e dividir os grupos mais vulneráveis ao contágio pelo SARS-CoV-2, mas Estados têm autonomia para fazer a distribuição das vacinas e definir suas prioridades, com base nas recomendações da pasta.

O Brasil está na 1ª Fase de Vacinação

Em linhas gerais, por causa da escassez de vacinas, os governos estão vacinando atualmente apenas idosos que vivem em asilos, indígenas que vivem em aldeias e profissionais de saúde que trabalham na linha de frente contra o coronavírus.

O Ministério da Saúde reitera que, à medida em que os laboratórios disponibilizarem novos
lotes de vacina, novas grades de distribuição e cronogramas de vacinação dos grupos prioritários serão orientados pelo Programa Nacional de Imunizações, conforme previsto no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e disponibilizados em Notas Informativas.

Com base nessas informações, pessoas com DII, ainda que pertencentes ao grupo prioritário, terão que aguardar pelas próximas fases que serão divulgadas em Notas Informativas.

❓ Dúvidas?

Você pode colocar suas dúvidas nos comentários. Estou aqui para te ajudar! Então, se você leu esse texto e ficou com dúvidas, por favor, compartilhe nos comentários para que eu possa te ajudar.

Fontes:

– Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19. Segundo Informe Técnico, 23/01/21. MINISTÉRIO DA SAÚDE, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações.
BBC News
Vacina contra a covid: quem está recebendo as doses disponíveis de Coronavac em cada Estado brasileiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui