Maio Roxo: conheça a doença de Crohn

O mês de maio é representado pela cor roxa para mobilizar a população sobre as doenças inflamatórias intestinais, que envolvem a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa que podem estar ligadas às questões genéticas e hereditárias. O histórico familiar pode aumentar as chances do seu surgimento em até 10 vezes, de pais para filho ou de ascendentes para descendentes.

A doença de Crohn trata-se de uma inflamação crônica que afeta diretamente o sistema digestivo, podendo atingir desde a região da boca até o ânus, explica João Paulo Barbosa, gastroenterologista do Hapvida Saúde.

“Os sintomas mais comuns são dor abdominal, principalmente na região inferior à direita, diarreia crônica, sangue nas fezes, perda de peso e fadiga”, Dr João Paulo Barbosa

Ainda que as causas não sejam conhecidas, o especialista explica sobre as reações mais possíveis da patologia

“Acredita-se que os fatores ambientais, a microbiota intestinal e a imunidade do hospedeiro, interagem para iniciar e perpetuar o processo inflamatório na mucosa do trato gastrointestinal em indivíduos predispostos geneticamente”, esclarece Barbosa.

O estresse e a ansiedade fazem parte do dia a dia, mas seus níveis elevados favorecem diversos problemas clínicos, inclusive os intestinais

Por isso, podem ser considerados fatores psicológicos relacionados ao quadro evolutivo. “Estes sentimentos podem servir de gatilho para o surgimento em indivíduos predispostos ou estimular a recaída em quem já possui o diagnóstico. Entende-se que o estresse envolve a desregulação imunológica, o que deixaria o paciente mais sensível”, completa o especialista.

O tratamento é realizado com medicamentos imunossupressores e imunomoduladores. Já na fase aguda são utilizados os corticoides e nos casos mais graves, pode ser conveniente uma intervenção cirúrgica. “Vale lembrar que a indicação do tratamento deve ser sempre compartilhada entre o clínico e o cirurgião”, conclui Barbosa.

Fonte: Revista News

Visite aqui a página no Facebook e o Instagram Farmale!
Não esqueça de curtir a página para saber de todas as atualizações do blog!
Compartilhe essa informação com alguém que possa estar precisando dela!
O Farmale é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui