Blog Oficial Alemdii

Resposta a questões sobre biossimilares em livro

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Lançamento do livro “Medicamentos Biossimilares – O estado da Arte” em Portugal

Trata-se de um projeto conjunto da Escola Nacional de Saúde Pública e da Sandoz, que pretende responder a diversas questões e perspetivas a propósito dos biossimilares e despertar o interesse dos profissionais e dos decisores em saúde “pelo conhecimento destes medicamentos e intensificação da sua utilização”.

Qual o limite para a inovação?

Esse foi o nome dado ao simpósio organizado com o intuito de esclarecer dúvidas sobre biossimilares. No âmbito deste encontro, que decorreu no dia 25 de janeiro, foi lançado o livro “Medicamentos Biossimilares – O estado da arte”, que contou com a coordenação do Prof. Doutor João Gonçalves, professor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), e com o prefácio do antigo ministro da Saúde, Prof. Doutor António Correia de Campos.
O Prof. Doutor João Gonçalves considerou que os biossimilares têm aspectos muito importantes e apontou a qualidade como o primeiro.

“Por vezes ouvem-se questões anedóticas, mas também outras relevantes”, referiu e frisou que é fundamental desmistificar alguns mitos.

O investigador do iMed da FFUL focou o baixo custo destes fármacos e a redução que acarreta na despesa pública, porém disse que é essencial discutir a própria terapêutica biológica.
Organizado pela Sandoz, em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), o simpósio reuniu preletores nacionais e internacionais, assim como especialistas do setor, representantes de associações de pacientes, organizações que atuam na área da farmácia e companhias farmacêuticas.
Depois de falarem os dois representantes das promotoras do evento, Prof. Doutor João Pereira da ENSP e Dr. Tiago Bartolomeu da Sandoz, tomou a palavra o Prof. Doutor Martin Schiestl, chief science officer da Sandoz Biopharmaceuticals, sobre o conceito e o desenvolvimento dos medicamentos biossimilares. O Prof. Doutor Tore k. Kvien, professor de Reumatologia na University of Oslo e head of the Department of Rheumatology at Diakonhjemmet Hospital, Oslo, deu a perspetiva escandinava do tratamento de doenças reumáticas com biossimilares.
Sobre a regulação destes fármacos falou o Prof. Doutor Helder Mota Filipe, Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa, sendo que também decorreu um debate. Como integrou o Infarmed em 2005, o Prof. Doutor Helder Mota Filipe acompanhou todo o processo até ao momento em que os biossimilares começaram a ser usados, em 2006, tendo a União Europeia sido pioneira no desenvolvimento de requisitos regulamentares.

“Há a ideia de que sendo medicamentos mais baratos têm exigências menores. É falsa, pois são aprovados de acordo com os mesmos padrões que os biológicos originadores”, salientou.

Fontes:
ENSP – Universidade Nova de Lisboa
Newsfarma Portugal

Visite aqui a página no Facebook, o Instagram Farmale e o Canal Farmale! Não esqueça de curtir a página para saber de todas as atualizações do blog!
Compartilhe essa informação com alguém que possa estar precisando dela.
O Farmale é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento.
O Farmale é o blog oficial da ALEMDII – Associação do Leste Mineiro de Doenças Inflamatórias Intestinais.
Tradução »

Doe sua história

Cadastre-se

E fique por dentro de nossas novidades!

[sibwp_form id=2]

Nós siga nas redes sociais e curta a página.

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.