É imperativo avançar ainda mais a ciência da utilização da dieta na DII

O aumento da incidência da doença inflamatória intestinal (DII) tem sido associado à urbanização e mudanças para uma dieta ocidentalizada.

A DII é uma condição inflamatória crônica que afeta o trato gastrintestinal. O microbioma intestinal representa o foco da patogênese da doença e também da intervenção terapêutica.

A terapia dietética para DII tem sido bem estudada com nutrição enteral exclusiva, baseada em uma dieta de exclusão de alimentos. Além disso, o interesse por dietas à base de exclusão de alimentos vem aumentando, com pacientes e famílias liderando a cobrança.

Os desafios com a terapia dietética para a DII incluem a falta de compreensão do mecanismo patológico detalhado para explicar o impacto da dieta na patogênese da DII e a natureza complexa de desenhar e desenvolver ensaios clínicos dietéticos. Estudos epidemiológicos têm demonstrado associações e estudos de intervenção demonstraram eficácia, porém, atualmente, as metas alimentares específicas permanecem como hipóteses.

A terapia atual da DII concentra-se na supressão do sistema imunológico, mas a eficácia incompleta dos fármacos atuais sugere que outras terapias devem ser desenvolvidas e empregadas. Intervenções dietéticas, com capacidade conhecida de modular o microbioma intestinal, configuram uma oportunidade única para melhorar os resultados na DII. Os ensaios de intervenção dietética são desafiadores, entretanto, capturar tanto amplos padrões alimentares quanto a exposição individual a compostos alimentares é importante.

Com o aumento do interesse do paciente e pesquisas preliminares em terapia dietética indicando eficácia, é imperativo avançar ainda mais a ciência da utilização da dieta na DII, bem como apoiar os pacientes, abordando proativamente a dieta dentro de seu plano de tratamento.

Fonte: Green N, Miller T, Suskind D, Lee D. A Review of Dietary Therapy for IBD and a Vision for the Future. Nutrients. 2019;11(5):947. Published 2019 Apr 26. doi:10.3390/nu11050947

Revisor: Dr Anicet Okinga – youtube.com/c/DoutorOkinga

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui